O mercado das criptomoedas está mudando o cenário financeiro ao redor do mundo, mas ainda existem muitas pessoas que não acreditam em um futuro promissor envolvendo esses investimentos. Inclusive, recentemente, o presidente russo Vladimir Putin revelou seu criticismo aos ativos digitais.
Na Rússia, a regulamentação de criptoativos ainda está engatinhando, assim como na maioria dos países. Contudo, o governo tem interesse em lançar o rublo digital, semelhante ao que o Brasil quer fazer com o real digital.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Não é apoiado por nada, [e] a volatilidade é colossal, então os riscos são muito altos. Também acreditamos que precisamos ouvir aqueles que falam sobre esses altos riscos”, disse o presidente da federação russa.
Cerca de oito leis federais e cinco códigos legislativos precisam ser alterados antes do lançamento do rublo digitalFonte: Shutterstock
Regulamentação e monitoramenteo
Putin requisitou mais regulamentação e um maior monitoramento das moedas que estão sendo cambiadas no país, já que não existe regulamentação nem para a mineração de criptomoedas — assim, as mineradoras não precisam declarar os valores e não pagam impostos por nada.
Na Rússia, os investimentos aumentaram consideravelmente entre os cidadãos comuns e já ultrapassa US$ 5 bilhões por ano. Contudo, países próximos, como o Cazaquistão e a Ucrânia, também já começaram a investir em moedas digitais — na cidade polonesa Olsztyn, a blockchain Ethereum começou a ser adotara para os serviços de emergência.
De qualquer forma, é importante destacar que o próprio mercado de criptomoedas esclarece aos investidores sobre a alta volatilidade dos preços. Assim como Putin 'descobriu' o YouTube com uma criança de 10 anos, parece que ele também conheceu o mercado de criptomoedas recentemente.
Fontes
Categorias