A Autoridade de Concorrência e Mercado (AGCM na sigla em italiano) acaba de aplicar, nesta sexta-feira (26) uma segunda multa à Apple nesta semana. O valor da sanção aplicada é de € 10 milhões (R$ 63 milhões), valor a ser dividido com o Google, visto que a agência reguladora entende que ambas as empresas não obtiveram consentimento de seus usuários para usar os seus dados para fins comerciais.
Trata-se da segunda multa milionária recebida pela dona dos iPhones em uma semana, do mesmo órgão regulador. A primeira punição ocorreu na terça-feira (23), quando a companhia de Cupertino foi penalizada em conjunto com a Amazon, porém com um valor bem mais elevado: € 200 milhões, o equivalente a R$ 1,3 bilhão. Neste caso, a acusação foi cercear a concorrência, por limitar a venda de produtos Apple e Beats na loja italiana da Amazon.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que dizem as empresas multadas na Itália?
Fonte: Apple/Google/Amazon (logos)Fonte: Apple/Google/Amazon
No caso da multa por cerceamento da concorrência, tanto Apple quanto a Amazon afirmaram à Reuters que pretendem recorrer da decisão. A fabricante do iPhone afirmou que a restrição da venda visou unicamente garantir que seus produtos não fossem pirateados, pois trabalha "com as autoridades policiais, alfandegárias e comerciantes para garantir que apenas produtos genuínos da Apple sejam vendidos", negando qualquer tipo de transgressão.
Sobre a multa de hoje (26), o Google afirmou em comunicado que apelará da multa, segundo agência de notícias italianas, pois considera suas práticas "transparentes" ao oferecer serviços úteis aos seus usuários. Quanto à Apple, ela lembrou que há muito está comprometida em proteger a privacidade de seus usuários, sendo esta uma de suas marcas registradas atualmente. Para a Apple, a opinião dos reguladores está totalmente errada e por isso irá recorrer da punição.
Fontes