A sigla em inglês NFT, que representa o termo “non-fungible token”, foi eleita como palavra do ano de 2021 pelo time do dicionário Collins, dicionário impresso publicado pela HarperCollins. Segundo a definição estabelecida, NFT é um certificado digital único, registrado em um blockchain, usado para registrar a governança de um ativo, que pode ser desde obras de arte até tweets.
Após leilões milionários e diversas discussões envolvendo o sistema que o envolve, o uso do termo NFT teve um crescimento de 11.000% ao longo do ano, conforme diz o Collins. A peça mais cara leiloada, até o momento, foi “Everydays: the First 5000 Days”, vendido por US$ 69,3 milhões — cerca de R$ 387,87 milhões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“ÚLTIMAS NOTÍCIAS A Palavra Collins do Ano é... NFT”
BREAKING NEWS The Collins Word of the Year is… NFT.
— Collins Dictionary (@CollinsDict) November 24, 2021
Find out more about #CollinsWOTY 2021 and see the full list here: https://t.co/gmsnCqA0yv#wordoftheyear #CollinsDictionary #NFT pic.twitter.com/XPhUM7oIoZ
O termo superou outras palavras relacionadas com o seu universo tecnológico como “metaverso”, que descreve o mundo virtual sendo difundido após o anúncio do Facebook, e “crypto”, uma abreviação para “criptomoeda”. Até mesmo “cringe” que foi motivo de discussões, brincadeiras e trends ao redor do mundo foi desbancada pela NFT.
A palavra escolhida pelo Collins para o ano de 2020 foi “lockdown”. Em outubro, o dicionário de Oxford escolheu “vax” — termo abreviado da palavra “vacina” em inglês — como a escolhida do ano de 2021.
Fontes
Categorias