O vocalista da banda System of a Down, Serj Tankian, anunciou nesta segunda-feira (22) a sua primeira exposição de arte digital, que contará com vários tokens não fungíveis (NFTs). Mesclando artes visuais com uma seleção especial de músicas, o trabalho estreia em 6 de dezembro.
Intitulada “Not for Touching — The Intangible Composition”, a coleção é composta de 21 peças, que serão colocadas à venda na plataforma CurioNFT. Ela contém obras físicas e virtuais, incluindo versões em NFT animadas e impressões giclée com qualidade de museu e assinadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A galeria online terá salas interativas nas quais será possível ver animações projetadas pelo especialista em efeitos visuais Roger Kupelian, que trabalhou em filmes como O Senhor dos Anéis e A Invenção de Hugo Cabret. Veja, abaixo, uma das peças:
Em entrevista à Rolling Stone, Tankian disse ter ficado satisfeito com o resultado do projeto. “Os NFTs são a próxima etapa. Com eles, não podemos apenas conectar a música à pintura real, mas também fazê-los dançar. Quanto mais interagimos com múltiplos sentidos, maior o efeito multiplicador artístico”, ele comentou.
Fãs criticam a iniciativa
Se o vocalista do System of a Down gostou da “inter-relação entre criações tangíveis e intangíveis”, alguns fãs não aprovaram seu envolvimento com a tecnologia, devido ao impacto ambiental. A postagem de anúncio da novidade no perfil do músico no Twitter veio acompanhada de críticas.
“Você não escreve músicas reclamando sobre o meio ambiente sendo destruído?”, questionou um deles. Em outro tweet, um usuário do microblog disse que os NFTs “existem puramente para fins lucrativos” e que “a contribuição para a devastação ambiental é apenas a cereja do bolo”.
don't you write songs complaining about the environment being destroyed?
— bububububububububu (@Auricom5) November 22, 2021
NFTs are at odds with everything that makes art beautiful. They exist purely for speculative purposes at best and are an easy outlet for money laundering at worst. Oh and the contribution to environmental devastation is just the cherry on top
— Oliver // Idle Stare (@Smaliussp) November 22, 2021
— rosco mcclelland (@rossisacoolguy) November 22, 2021
Never expected which side you'd pick. Heartbreaking. pic.twitter.com/yw38N2sRX0
— MBA Banemobius (@Banemobius) November 22, 2021
Disappointed to see someone who claimed to be aware and worried about human-caused environmental disasters supporting the NFT ponzi scheme market.
— Ikeruga (@Ikeruga) November 22, 2021
Em relação a isso, o roqueiro afirmou ter usado o processo “cunhagem preguiçosa”, que reduz as emissões, enquanto o CurioNFT prometeu plantar 12 mil árvores para compensar o impacto. Outra iniciativa anunciada é a doação de 10% do valor arrecadado com as vendas para um programa educacional gratuito realizado em vários países.
Categorias