Na última sexta-feira (19), a Exame divulgou uma pesquisa do Google que revelou os produtos mais procurados durante a Black Friday. Segundo o relatório, que utiliza dados de 7 a 13 de novembro, os celulares são os mais populares entre brasileiros. Por outro lado, mercadorias relacionadas aos games foram as que contaram com os maiores aumentos de buscas em comparação com a semana anterior. Confira abaixo os dez maiores crescimentos de pesquisas no período:
- Nintendo (+326%)
- Games (+131%)
- Notebook gamer (+130%)
- PSN (+107%)
- iPhone 13 (+106%)
- Caixa de som (+103%)
- Monitor (+103%)
- TV Smart (+86%)
- Smartphone (+86%)
- Celular (+86%)
Como é possível observar, alguns termos representam o mesmo tipo de interesse, como “celular” e “smartphone”, ou são amplos — como “games”. Apesar de não informar com detalhes os produtos adquiridos, os dados apontam para intenções de compras.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Black Friday dos games
No caso da Nintendo, o lançamento recente do Pokémon Brilliant Diamond e do Shining Pearl podem ter motivado o crescimento. A diminuição natural do preço devido à idade do console “básico” também deve ter influenciado o interesse.
Já a PSN, a loja digital da PlayStation, pode ter um aumento ainda maior de buscas nesta semana após o começo da promoção de Black Friday da marca. Além de oferecer descontos de até 50% em jogos como The Last of Us Part II e Marvel’s Spider-Man, a assinatura anual do serviço PlayStation Plus está 33% mais barata.
Em termos de smartphones, o Buscapé realizou uma pesquisa em sua plataforma neste mês, identificando que o Samsung Galaxy S20 FE, o Motorola Moto G9 Play e o iPhone 11 estavam entre os mais buscados por brasileiros. Mesmo assim, parece que o desejo por um iPhone 13 está em alta; o dispositivo custa até R$ 15.499 na loja da Apple nacional e ofertas da data comemorativa podem ser uma oportunidade de tornar a aquisição menos “salgada”.
Futuro promissor?
A diretora de negócios do Google para o segmento de Varejo, Gleidys Salvanha, informou à Exame que as movimentações da indústria de games durante o período podem explicar o crescimento acentuado. “No geral, os tópicos de maior aumento são similares ano a ano, mas, às vezes, somos surpreendidos. Houve um ano, por exemplo, em que a procura por sabão líquido e em pó disparou, refletindo a quantidade de promoções e propagandas do produto no período”, ela adicionou. O Google também disse que oferece ajuda a empresas com insights durante a Black Friday.
Há uma expectativa de aumento de vendas da Black Friday para este ano no e-commerce. Segundo a Associação Brasileira de Comércio (ABComm), o varejo digital nacional deve movimentar R$ 6,38 bilhões durante as 24 horas da sexta-feira do dia 26/11. A estimativa aponta para um crescimento de 25% em relação ao faturamento de 2020.
Categorias