A geração de "audição ansiosa" está redefinindo os parâmetros para o sucesso de produções musicais. Ao que parece, a forma de consumir música mudou com a chegada das plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music, exigindo uma resposta mais rápida à demanda do público.
A produção precisa ter um menor tempo de duração, ser mais direta e funcional para que o ouvinte não abandone a música nos primeiros segundos. Conforme estimativas realizadas pelas próprias plataformas, quem cresceu na era do streaming não consome músicas com mais de 2 minutos e 30 segundos.
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Em entrevista para o Estadão, Tiago da Cal Alves, o Papatinho, DJ, beatmaker e produtor autodidata, diz que — com a facilidade dos streamings — essa nova geração é bombardeada por informações rápidas simultaneamente. "Stories são de 15 segundos, músicas para o TikTok têm um minuto, o Twitter aceita pouco texto. Se sua música não for direto ao ponto, você perde esse ouvinte", disse.
(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Pelo que parece, o encurtamento não terminou e a tendência é diminuir mais. "Eu prefiro ter uma música de dois minutos ouvida por duas ou três vezes pela mesma pessoa a ter uma de quatro que ninguém ouve", disse. O produtor ainda comenta sobre as dificuldades de lançar álbuns e que só artistas com muitos fãs conseguem realizar: "É muito difícil fazer uma pessoa ouvir um disco inteiro. Melhor é lançar uma faixa de cada vez".
Contra a corrente
As plataformas, como ferramentas de distribuição, atendem de três a quatro gerações de consumidores e a regra não vale para todos. Artistas mais consolidados e com um exército de fãs, como Adele e Taylor Swift, parecem não se preocupar com números.
A primeira delas anunciou que seu novo álbum "30" terá músicas com durações de 5 a 6 minutos, enquanto Taylor acaba de lançar sua versão do álbum "Red" com 30 músicas, sendo uma versão especial do álbum "All Too Well", com duração de 10 minutos.
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