Na última quarta-feira (10), a fabricante de carros elétricos Rivian abriu publicamente suas ações para investidores americanos e, em poucas horas, a companhia atingiu o valor de US$ 100 bilhões. Elon Musk, o comandante da Tesla, aparentemente não gostou da novidade e foi ao Twitter provocar a concorrente.
As ações da Rivian Automotive dispararam mais de 50% na bolsa de valores e, por isso, a empresa se tornou a segunda maior fabricante de carros dos Estados Unidos, atrás unicamente da Tesla. Após ler as últimas notícias, Elon Musk desdenhou do feito da companhia e publicou provocações em seu perfil no Twitter.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Houve centenas de startups automotivas, tanto elétricas quanto de combustão, mas a Tesla é [a] única montadora americana a atingir alto volume de produção e fluxo de caixa positivo nos últimos 100 anos. Espero que eles [Rivian] sejam capazes de atingir alta produção e equilíbrio de fluxo de caixa. Esse é o verdadeiro teste”, disse Musk.
Até o momento, a rival não respondeu os comentários do CEO da Tesla e Space X. Na época em que abriu o IPO na NASDAQ, em 2010, a Tesla conseguiu atingir o valor de mercado de US$ 2 bilhões em apenas dois dias de negociações.
I hope they’re able to achieve high production & breakeven cash flow. That is the true test.
— Elon Musk (@elonmusk) November 11, 2021
There have been hundreds of automotive startups, both electric & combustion, but Tesla is only American carmaker to reach high volume production & positive cash flow in past 100 years.
Rivian em crescimento
Até o momento, a Rivian já recebeu mais de 55 mil encomendas de picapes nos modelos R1S SUV e R1T, além de um contrato com a Amazon, até 2030, que prevê a construção de 100 mil vans elétricas.
A Rivian é uma startup montadora de carros elétricos fundada em 2009, mas a fama da empresa começou a crescer nos últimos anos com a iminência do lançamento de seu primeiro veículo elétrico, lançado em setembro de 2021 — originalmente, a picape elétrica R1T seria lançada em 2020.
“Queríamos estabelecer nossa marca oferecendo uma combinação de eficiência, desempenho on-road, capacidade off-road, utilidade funcional e refinamento de produto que simplesmente não existiam no mercado”, revelou a Rivian em comunicado.
Fontes