O Ux Design é uma das áreas que mais têm crescido ao longo dos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e o crescimento do número de aplicativos, mais e mais profissionais são contratados para atuar na área que atua diretamente na experiência do usuário junto aos objetivos da empresa.
Hoje o TecMundo explica melhor sobre a carreira, as principais funções dela e como se tornar um profissional em UX Design. Confira:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é UX Design
UX Design vem de User Experience Design, que em uma tradução direta significa Design de Experiência do Usuário. Sua função é interligar os interesses de um produto e a experiência de um usuário, ou seja, fazer com que um determinado software, aplicativo ou site seja o mais simples possível para a navegação, ao mesmo tempo que traga os maiores benefícios para a empresa.
UX Design foi uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos.Fonte: PxHere
Vamos pegar como exemplo um site de vendas online. A função do profissional da área, nesse caso, é dar ao cliente uma experiência agradável que facilite uma série de fatores, como a busca por um produto, o carrinho de compras, entre outras funções.
Já na parte da empresa, é preciso pensar em como reverter essa melhor experiência do usuário em número que satisfaça o produto. Ainda nesse exemplo, que o site consiga ser eficiente o bastante para que o cliente não tenha tanto trabalho ao tentar efetuar uma compra, já que muitas vezes pode acabar até desistindo durante o processo.
As funções de um UX Designer
Além da função principal citada, o UX Designer tem outras atribuições. Por exemplo, para se oferecer um produto que tenha uma boa receptividade por parte do usuário, é preciso antes fazer uma série de procedimentos, como pesquisas, entrevistas e testes.
O profissional da área de UX conta com uma série de atribuição e funções dividias em setores.Fonte: PxHere
Todos os resultados obtidos a partir desses procedimentos devem ser aplicados na usabilidade do aplicativo, software ou site. Além disso, mesmo depois de o produto estar em funcionamento, são de responsabilidade do profissional as melhorias contínuas à medida que surjam eventuais problemas.
Na área, também existem algumas profissões mais específicas, por exemplo:
UX Researcher: é o profissional que coleta os dados antes da implementação do produto. É responsável por conduzir os testes, implementar e obter os dados de pesquisa, bem como realizar entrevistas e apresentar à empresa as informações obtidas nesses processos;
Arquiteto de Informação: como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por organizar as informações que serão inseridas e obtidas pelo produto. Com os resultados das etapas de pesquisa, faz o mapeamento de como o programa ou site se apresentará para o usuário;
Arquiteto de Informação é responsável por organizar as informações após as pesquisas e entrevistas da parte inicial do projeto.Fonte: Pexels
Analista de Usabilidade: é o profissional que cuida das funcionalidades do produto. Ele é responsável por otimizar a usabilidade do software, identificar problemas e propor soluções sempre visando ao melhor uso para o cliente;
UX Writer: esse profissional é responsável pela parte de documentação do produto. Além disso, cuida de textos que visam solucionar eventuais problemas do cliente em relação à navegação;
O UX Writer também é responsável pela parte de documentação do projeto.Fonte: Kristin Hardwick on StockSnap
Designer de Produtos: é quem conduz todos os profissionais citados na criação do produto final. É responsável por organizar as atribuições, criar e cumprir o planejamento, bem como comandar melhorias ou mudanças na estruturação do projeto.
Como se tornar um UX Designer
Embora o nome confunda bastante, para ser um profissional de UX Design você não precisa obrigatoriamente ter cursado uma faculdade que envolva Design Gráfico. Entretanto, é exigido um conhecimento avançado nas funções que o UX costuma desenvolver.
Nesse caso, recomendam-se primeiramente cursos voltados para a formação de um profissional especializado. Hoje em dia, há uma série de centros educacionais que oferecem cursos e até mesmo extensões mais específicas para determinadas atribuições.
O Adobe XD é um dos softwares utilizados pelos profissionais da área.Fonte: Divulgação / Adobe
Também é necessário o conhecimento em ferramentas utilizadas no dia a dia por um profissional da área, especialmente Adobe XD, Invision, Sketch e Balsamiq. Além disso, é recomendado que você faça algum curso, pois todos os softwares citados apresentam certa complexidade.
Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários.
Fontes