A política de privacidade implementada pela Apple a partir do iOS 14.5 realmente pesou no bolso de redes sociais que coletam dados de usuários para exibir anúncios personalizados.
Segundo uma reportagem do Financial Times, as restrições implementadas pela Transparência de Rastreamento de Aplicativos (ATT) da Apple fizeram quatro grandes redes sociais — Twitter, YouTube, Snapchat e Facebook — deixarem de faturar, juntas, cerca de US$ 9,85 bilhões em receita.
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Rastreamento de apps no iOS pode ser limitado pelo próprio usuário.
De acordo com a matéria, o Facebook foi o serviço que mais deixou de arrecadar receita em números absolutos, já que é a maior plataforma entre o quarteto e tinha um sistema totalmente dependente da coleta de dados. Entretanto, o Snapchat foi o mais prejudicado em termos estruturais e em porcentagem perdida, já que não possui uma versão desktop que possa compensar a falta de rastreio no mobile. Os valores separados por plataforma não foram divulgados.
Relembre a polêmica
A ATT foi anunciada pela Apple no final de 2020 e rapidamente gerou discórdia entre companhias cujos serviços dependem bastante de coleta de dados para exibir anúncios. Ao deixar para o usuário o poder de escolher entre ser ou não rastreado pelos aplicativos, a empresa comprou uma longa briga com plataformas que dependem dessas informações para entregar publicidade com maior precisão.
Quando o serviço passou a funcionar no iOS 14.5, em abril deste ano, o Google cedeu às novas diretrizes, mas o Facebook permaneceu em guerra e chegou até a comprar uma página inteira de anúncio nos principais jornais dos Estados Unidos para se defender. A rede social de Mark Zuckerberg sugeriu que poderia deixar de ser gratuita caso as receitas fossem muito prejudicadas pela nova função dos aparelhos da rival.
Meses depois, a Apple chegou a apresentar ainda mais recursos de segurança e privacidade para o iOS 15.
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