Na semana passada (20), o estado de Goiás se tornou a quinta unidade da federação a adotar oficialmente o seu RG Digital, em cumprimento ao que dispõe o Decreto nº 9.278/2018. A solução utiliza a biometria facial como prova de vida e um QR Code dinâmico para conferir autenticidade ao documento, protegendo-o de eventuais tentativas de fraudes.
Disponibilizado aos goianos através de uma parceria entre o Instituto de Identificação de Goiás e a empresa de segurança digital VALID, o aplicativo RG Digital Go já está disponível para todos os cidadãos que possuam identidades emitidas a partir de 2019. O app pode ser baixado nas lojas de aplicativos em sua versão Android neste link, e para iOS nesta página.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como obter o RG Digital Go?
Fonte: Estado de Goiás/DivulgaçãoFonte: Estado de Goiás
O funcionamento do documento digital do estado de Goiás é simples: após baixar e instalar o app, o cidadão deverá ler o QR-Code existente no verso do seu documento de identidade físico atual (desde que emitido a partir de 2019). Em seguida, o software solicitará uma verificação da identidade através do reconhecimento facial (liveness check ), que é realizado como se fosse uma selfie.
Feito isso, o aplicativo fornecerá a versão eletrônica do RG que ficará disponível no celular do usuário. Além de gratuito, o programa é seguro, tem integridade e validade jurídica em todo o território nacional, e está conectado a todos os sistemas estaduais para garantir a troca de informações de forma rápida e eficiente. Quem quiser utilizar o RG Digital Go, mas tiver documento emitido até 2018, poderá solicitar uma nova via física nas unidades Vapt-Vupt.
Para os cidadãos com documentos de identidade emitidos nos últimos três anos, o estado disponibiliza também o RG Simplificado, que pode ser solicitado via internet, acessando o site do Instituto de Identificação da PCGO: iivirtual.ssp.go.gov.br. Nesse caso, é necessário ir ao Vapt-Vupt apenas para retirar a segunda via impressa do documento.
Fontes
Categorias