De acordo com analistas da empresa Counterpoint Research, a MediaTek se tornou a companhia líder no mercado mundial de chips. Pela primeira vez na história, a empresa taiwanesa é responsável pela fabricação de 43% dos chips disponíveis na indústria de System-on-a-Chip (SoC).
Os profissionais concluíram que mais de 40% dos chips do mercado são da MediaTek, diferente dos 37% alcançados no último trimestre. E se voltarmos um pouco mais no tempo, o número é ainda menor: no ano passado, a participação da empresa era de apenas 26%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quem ficou para trás?
A Qualcomm está em segundo lugar no setor com 28% do mercado total. Em terceiro, a queridinha Apple conseguiu alcançar 14% dos dispositivos móveis ao redor do mundo. Já a UNISOC conquistou o quarto lugar com 9% do montante total - apesar de não ser uma fabricante tão conhecida, ela cresceu 5% em relação ao mesmo período de 2020.
A MediaTek conquistou 17% do mercado em relação ao ano anteriorFonte: Counterpoint Research
A Samsung é responsável pelos chips de apenas 7% do mercado, e isso significa uma diminuição de 5% em relação ao ano passado. Na pesquisa realizada no mesmo trimestre de 2020, a HiSilicon, que fabricava componentes da Huawei, tinha 13% do mercado, mas o número caiu bruscamente para 3% em 2021.
“A MediaTek dominou o mercado de smartphones SoC com seu recorde histórico de 43%, impulsionado por um portfólio de 5G competitivo no segmento de médio porte e sem grandes restrições de entrega”, revelou o Diretor de Pesquisas da Counterpoint Research, Dale Gai.
5G ainda é da Qualcomm
Mesmo com o crescimento da MediaTek na indústria de chips, a Qualcomm continua sendo a gigante da tecnologia 5G ao redor do mundo. A companhia é responsável por 55% do mercado com a nova conexão, com crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2020.
Fontes