A Grasshopper é uma plataforma voltada ao ensino da programação. Nela, é possível aprender desde as funcionalidades básicas dos códigos, até se especializar em um determinado tipo de linguagem, animações, método de matriz, e até desenvolvimento de sites.
O projeto foi criado dentro da Google, na famosa incubadora de projetos conhecida pelo nome Área 120. Ela é formada por programadores que buscam auxiliar jovens e adultos em carreiras que envolvem linguagem de programação, oferecendo cursos didáticos para auxiliar desde os leigos no assunto, até aqueles que já estão atuando na área.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Grasshopper é uma plataforma de ensino de programação criada pela própria Google.Fonte: Reprodução / TecMundo
A chegada da plataforma ao Brasil faz parte de um projeto da Google que visa que o ensino da programação alcance um número maior de pessoas, para que elas possam ter mais oportunidades no mercado de trabalho. E a consequência disso é a recuperação econômica no País, que vive um momento de crise, principalmente devido à pandemia da covid-19.
Como acessar a Grasshopper
Para acessar a plataforma o procedimento é muito simples.
1. Acesse o site da Grasshopper pelo seu PC ou smartphone.
2. Em seguida, faça login com a sua conta Google.
É preciso ter uma conta Google para acessar a plataforma.Fonte: Reprodução / TEcMundo
3. Depois de realizar o login, acesse o tutorial com os primeiros passos.
É preciso fazer o treinamento de “Primeiros passos” antes de seguir para as próximas aulas.Fonte: Reprodução / TecMundo
4. Em seguida você será levado para a tela em que irá conhecer os princípios da programação em um sistema bem intuitivo. À medida que os exercícios são realizados com sucesso, você vai passando para as próximas tarefas até concluir todas as etapas dos cursos.
Os tutoriais da plataforma são intuitivos e com um excelente nível de explicação.Fonte: Reprodução / TecMundo
Como funciona a Grasshopper
A plataforma dispõe de um sistema didático gradual, ou seja, o usuário vai evoluindo o nível de dificuldade dos exercícios à medida que progride nas aulas. Algumas delas são bloqueadas e só liberadas depois que o aluno mostrar que tem conhecimento para seguir com as lições mais complexas.
Por exemplo, no primeiro contato com o sistema, é preciso obrigatoriamente terminar as aulas de Fundamentos. Elas explicam o básico da programação, com exemplos simples e recursos que facilitam muito o aprendizado. Depois de concluir essa fase, é possível avançar para os “Primeiros passos”, e escolher para qual tema quer seguir.
O sistema conta com um método de aprendizado gradual, em que é preciso ir desbloqueando níveis de conhecimento.Fonte: Reprodução / TecMundo
A Grasshopper também auxilia os alunos em outros temas além da programação. Há um módulo especial todo voltado para auxiliá-los em entrevistas sobre o tema, que apresenta uma questão desafiadora que inclusive é aplicada na própria Google.
Por fim, o aluno também conta com uma área chamada Snippets. Nela há uma galeria de projetos na qual os estudantes enviam as suas criações utilizando as habilidades que aprenderam nos treinamentos da plataforma. Ela também estimula que você desenvolva suas técnicas e disponibilize exemplos para outros usuários do sistema.
A área Snippets apresenta uma galeria com projetos de outros estudantes do sistema de ensino.Fonte: Reprodução / TecMundo
E você, o que acha da Grasshopper? Conta para a gente aqui nos comentários.
Fontes
Categorias