O fundador da Amazon Jeff Bezos anunciou na segunda-feira (20) que vai doar US$ 1 bilhão até o final do ano para ajudar a proteger o meio ambiente. A doação faz parte de um compromisso assumido por ele em 2020, que prevê investimentos de US$ 10 bilhões até 2030 em ações para combater as mudanças climáticas.
Na ocasião, o Bezos Earth Fund se comprometeu em financiar projetos liderados por cientistas, ativistas e outros grupos que atuam defendendo a preservação do ambiente. A meta da entidade é proteger 30% da terra e do mar contra extinções em massa até o final desta década.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para começar, o dinheiro será direcionado à conservação e monitoramento na Bacia do Congo (região central da África), na região tropical dos Andes e no Oceano Pacífico tropical, consideradas áreas essenciais para a biodiversidade. Nos próximos anos, o fundo apoiará esforços de restauração da paisagem e transporte do sistema alimentar.
A ida ao espaço deixou Bezos mais engajado na defesa do ambiente.Fonte: Blue Origin/Divulgação
Ainda não se sabe quais instituições irão receber a doação bilionária. Mas de acordo com o fundo, serão priorizadas aquelas localizadas em áreas nas quais os povos indígenas e as comunidades locais tenham papel decisivo nos programas de preservação.
Viagem inspiradora
Durante evento em Nova York (Estados Unidos), no qual anunciou a doação, o bilionário disse que a ida ao espaço o deixou ainda mais engajado na defesa do meio ambiente. O voo suborbital durou apenas alguns minutos, mas foi o suficiente para fazê-lo pensar no tema.
“Eu me lembrei disso apenas em julho, quando fui ao espaço com a Blue Origin. Ouvi dizer que ver a Terra do espaço muda o ponto de vista do mundo, mas não estava preparado para o quanto isso seria verdade”, comentou.
Após deixar o cargo de CEO da Amazon, Bezos deve dedicar mais tempo à sua fundação e também aos projetos da Blue Origin.
Categorias