A QuestMobile publicou um estudo do mercado chinês sobre a mudança de marca entre os usuários de smartphones no mês de junho. Os dados apontam que, entre as cinco principais fabricantes, a Xiaomi possui os clientes mais fiéis à companhia.
A pesquisa mostra que 63,2% dos donos de dispositivos da marca chinesa vão escolher novamente a empresa quando trocarem o aparelho no futuro. Um número surpreendente em um setor com ampla variedade de fabricantes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quadro de “lealdade” publicado pela QuestMobile.Fonte: QuestMobile/Reprodução
Apple perde em retenção de clientes
Outro dado surpreendente da pesquisa é que o nível de lealdade dos clientes da Apple é relativamente médio (47,3%) na China. Além de ser inferior à Xiaomi, a marca norte-americana está abaixo do grau de retenção da Oppo (48,7%) e Huawei (48,8%).
Conforme a QuestMobile, os recursos do sistema operacional e o impacto do software no cotidiano são os elementos que mantêm os clientes leais a uma fabricante. Isso se torna mais decisivo quando as configurações do hardware não são muito diferentes.
No Brasil, a Xiaomi está se tornando uma forte rival das consagradas Samsung e Motorola.Fonte: GizmoChina/Reprodução
A dominação da Xiaomi
A Xiaomi já revelou planos para liderar o mercado de smartphones até 2024. Com 11 anos de existência, a companhia disputa o posto de maior fornecedora de celulares do mundo com a sul-coreana Samsung.
A fabricante chinesa foi a marca que mais comercializou aparelhos Android com 5G no segundo trimestre de 2021. Tal como, a empresa conquistou o primeiro lugar em vendas de dispositivos móveis na Europa e em mais 20 países.
No Brasil, a companhia segue ampliando a operação e já ameaça a liderança da Samsung e Motorola. Recentemente, a marca revelou que irá abrir cinco novas lojas físicas no país.
Fontes