O Facebook, em parceria com a ONG Recode, abriu nesta segunda-feira (9) inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo programa "Conectando seu futuro", destinado para jovens a partir de 15 anos em situação de vulnerabilidade.
Desde 2019, quando foi lançada, a iniciativa já atendeu mais de 30 mil jovens. A principal novidade da edição deste ano é o curso de desenvolvimento de games, que será oferecido em módulo básico ou intermediário. Na formação, os estudantes poderão acompanhar partes do processo de criação de jogos eletrônicos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No total, são oferecidas 12 formações diferentes, com conteúdos que abordam competências tecnológicas, socioemocionais e digitais para jovens com afinidade com o mundo digital ou que ainda não têm grande conhecimento em tecnologia. Todos os cursos são gratuitos, realizados de forma online e concedem certificado aos concluintes.
As inscrições podem ser realizadas no site da Recode.
Exclusão digital
Maioria das crianças e jovens brasileiros das classes C e D usam o telefone celular apenas para acessar à internet. (Fonte: Pexels/Charlotte May/Reprodução)Fonte: Pexels/Charlotte May/Reprodução
Apesar de o uso da internet ser crescente no Brasil, a pesquisa TIC Kids Brasil 2020 aponta que 4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos vivem em lares sem conexão ou com condições limitadas para acesso à internet.
A pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revela também que 23 milhões de crianças e adolescentes brasileiros (95%) utilizam o celular como principal dispositivo de acesso à internet. Nas classes D e E, 73% das pessoas entre 9 e 17 anos declarou utilizar exclusivamente o telefone celular para acessar à rede.
"Conectando seu futuro"
O programa “Conectando seu Futuro” já beneficiou mais de 30 mil pessoas, segundo os responsáveis pelo projeto. No último ciclo do programa, mais de 10 mil jovens concluíram as formações, disponíveis para moradores de todas as regiões do país.
Entre os beneficiados pelo programa está a estudante Juliana Cidade, de 16 anos, vencedora do Desafio Recoders. A jovem desenvolveu uma plataforma para apoiar lojistas, agricultores, trabalhadores e moradores da cidade de Guararema, interior de São Paulo, durante a crise sanitária. A premiação estimulou os jovens a pensar em soluções tecnológicas para o enfrentamento da pandemia da covid-19 em suas comunidades.