Samsung fabrica o chip Google Tensor dos novos Pixel 6 Pixel 6 Pro
O Google anunciou oficialmente, na terça-feira (3), que seus novos smartphones irão utilizar o tão comentado chip Google Tensor. Segundo a empresa, o novo processador equipará os seus Pixel 6 e Pixel 6 Pro, que têm seu lançamento previsto para o final deste ano. Desenvolvido por pesquisadores de IA, o chip herdou seu nome da plataforma de aprendizado de máquina TensorFlow do Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Infelizmente, pouco se sabe ainda sobre as especificações do SoC Tensor, mas, aos poucos, alguns detalhes vão surgindo sob a aura de mistério. Com base no relato de fontes confiáveis, o site Nikkei Asia afirma que o Google Tensor está sendo fabricado pela sul-coreana Samsung, utilizando sua tecnologia de processo de 5nm.
Como o Google não tem instalações para fabricação desse tipo de equipamento, o que se comenta é que o desenvolvimento do novo processador de ponta da companhia pode ter sido feito em uma parceria com a divisão de semicondutores da Samsung. De acordo com o Nikkei Asia, o processo de fabricação do Tensor é o mesmo do Snapdragon 888 da Qualcomm e dos chips Exynos 1080/2100 da própria Samsung.
A Samsung estaria trabalhando para a concorrência?
Fonte: Sundar Pichai/TwitterFonte: Sundar Pichai/Twitter
Após as especulações feitas pelo Nikkei, nem a Samsung quis fazer qualquer comentário nem o Google forneceu informações sobre quem estaria por trás da produção do chipset, que foi inicialmente referido pelo codinome de "Whitechapel". Naturalmente, existem poucas empresas com potencial e expertise capazes de atender a pedidos tão volumosos e sofisticados para a produção de smartphones.
Se os relatos estiverem corretos, e o Google Tensor for mesmo produzido no processo de 5nm, ele teria ganhos de eficiência notáveis sobre a antiga arquitetura de 7nm utilizada pelo Snapdragon 765G no Pixel 5. O Google garante que o chip Tensor levou quatro anos para ser desenvolvido "especificamente para Pixels".
Fontes
Categorias