Mercado

União Europeia impõe multa recorde à Amazon: 746 milhões de euros

Gigante do varejo teria violado regras relacionadas a processamento de dados no bloco econômico e diz que vai recorrer

em 30/07/2021, 14:00
União Europeia impõe multa recorde à Amazon: 746 milhões de euros

Fonte:  Reprodução/EU 

Imagem de União Europeia impõe multa recorde à Amazon: 746 milhões de euros no tecmundo

A Comissão Nacional de Luxemburgo para a Proteção de Dados (CNPD) impôs uma multa recorde à Amazon por suposta violação ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia. Revelada nesta sexta-feira (30), a decisão envolve o pagamento de 746 milhões de euros (mais de R$ 4,54 bilhões, em conversão direta).

Dentre as exigências da GDPR, direcionadas às empresas que atuam em países integrantes do bloco econômico, está a necessidade de companhias buscarem consentimento expresso de pessoas que utilizam suas soluções quanto ao uso de dados pessoais e sensíveis fornecidos — e a gigante do varejo não teria, segundo o processo, atendido ao pré-requisito.

De acordo com um representante da Amazon, afirma a Reuters, a acusada vai recorrer, pois acredita que o veredito é improcedente.

União Europeia divulgou decisão nesta sexta (30).

União Europeia divulgou decisão nesta sexta (30)

Alvos gigantes

Escândalos de privacidade protagonizados por big techs são motivadores para abordagens mais agressivas de órgãos regulatórios, como o mais recente movimento da CNPD, que preferiu não comentar o caso. 

O Google, por exemplo, desde 2018, luta nos tribunais contra uma sanção de 500 milhões de euros (mais de R$ 3 bilhões) por não negociar licenciamento de conteúdos com publishers francesas.

Facebook, Apple e Microsoft também estão na mira de organizações em diversas partes do globo — e a tendência é de que o cerco comece a se fechar ainda mais.

Fontes