
AT&T vende Sky Brasil e DirecTV para grupo argentino
Com a venda da Sky e da DirecTV, a AT&T se retira do serviço de TV por assinatura em um cenário de crescimento de plataformas de streaming

Fonte: Investing
Imagem de AT&T vende Sky Brasil e DirecTV para grupo argentino no tecmundo
A companhia de telecomunicações norte-americana AT&T anunciou na quarta-feira (21) que está vendendo sua operadora de TV paga na América Latina, a Vrio, controladora da Sky Brasil e da DirecTV, para o grupo argentino Werthein. As empresas esperam a conclusão do negócio no início de 2022.
Embora o valor da transação da venda não tenha sido divulgado, o comunicado da vendedora esclarece que o Grupo Werthein concordou em adquirir 100% do patrimônio líquido da Vrio, que tem atualmente 10,3 milhões de assinantes em 11 países da América Latina e Caribe.
Para contabilizar a operação, a AT&T já classificou a Vrio como “retida para venda” no dia 30 de junho. O grupo de ativos correspondente foi registrado pelo seu valor justo e deduzido o custo da venda. O resultado foi uma perda de US$ 4,6 bilhões (R$ 24 bilhões), aí incluídos os US$ 2,1 bilhões relativos à conversão acumulada de ajustes para a moeda estrangeira.
O que acontece agora com a Sky Brasil e com a Directv?
Como o negócio envolve a operação de uma empresa brasileira (a Sky), ainda deverá ser submetido à aprovação de órgãos reguladores locais, como o Cade e a Anatel. A AT&T garante que todos os colaboradores continuarão trabalhando nas operadoras até a conclusão do acordo, e que os funcionários da Vrio em operações regionais serão absorvidos pelo Grupo Werthein.
Em comunicado, o diretor do grupo argentino, Dario Werthein, garantiu que o objetivo da compra é valorizar as marcas adquiridas, "mantendo sua liderança e aumentando sua proposta de valor, investindo em tecnologia e conteúdo alinhados com os hábitos de consumo de cada um dos clientes, incluindo a próxima geração de consumidores”.
Para a AT&T, o desinvestimento da Vrio significa mais uma redução da sua presença no Brasil, e ocorre apenas dois meses após a venda de outra participação importante, a da WarnerMedia em maio passado.