A Universidade Estadual da Califórnia (CSU) anunciou, na segunda (12), uma parceria com a Apple para distribuir iPads Air de 64GB para 35 mil alunos do primeiro ano ou transferidos para a instituição. Os estudantes também receberão acessórios como o Apple Pencil e Apple Smart Keyboard Folio. O kit completo custa quase R$ 10 mil.
A iniciativa faz parte do CSUCESS, um programa que visa melhorar o desempenho dos alunos e criar oportunidades mais igualitárias para a comunidade universitária. Os equipamentos serão destinados para estudantes que demonstrem necessidade financeira e ainda para aqueles que fazem parte da primeira geração de sua família a entrar na faculdade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por conta da pandemia, as aulas da universidade estão sendo realizadas de forma virtual. No entanto, mesmo após o retorno das atividades presenciais, os alunos poderão utilizar os tablets até o fim da graduação na instituição.
Perfil da CSU
Distribuição de tablets e acessórios tem como objetivo diminuir desigualdades entre os alunos da universidade. (Fonte: MyNextTablet/Reprodução)Fonte: MyNextTablet/Reprodução
A CSU é a maior instituição americana que oferece cursos de ensino superior com duração de 4 anos. No último semestre, a universidade matriculou 485 mil estudantes em seus cursos, com destaque para a área de Saúde, como a enfermagem. Cada aluno deve pagar uma taxa anual de US$ 5.742 (cerca de R$ 30 mil) para os cursar a graduação.
Aproximadamente metade dos graduandos recebem o Pell Grants, um subsídio oferecido pelo Governo dos Estados Unidos que ajuda os alunos pagarem a faculdade. Quase um terço dos estudantes matriculados são os primeiros em sua família a entrar em uma faculdade.
Importância da iniciativa
“A iniciativa tem o potencial de desempenhar um papel fundamental na eliminação de lacunas de equidade existentes entre nossos alunos talentosos”, avalia o chanceler da CSU, Joseph I. Castro, primeiro americano de origem mexicana a ocupar o cargo.
“Acreditamos que a educação é uma força poderosa para a equidade e oportunidade, e que a tecnologia pode capacitar todos os alunos a atingirem seus objetivos", disse Susan Prescott, vice-presidente de educação e marketing empresarial da Apple.
Fontes