O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quarta-feira (14) o programa Bolsa do Povo Educação, que contratará 20 mil responsáveis por alunos da rede estadual para apoio geral às escolas. Com um benefício mensal de R$ 500, os profissionais trabalharão, principalmente, no acompanhamento de protocolos sanitários para o retorno presencial de estudantes e funcionários.
As inscrições acontecem entre os dias 19 e 31 de julho pelo o site Bolsa do Povo — clique na sessão "educação". A jornada de trabalho será de quatro horas por dia, e as atividades vão de agosto a dezembro. Confira abaixo os critérios para inscrição e avaliação divulgados pelo governo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para participar é necessário:
- Ser responsável legal por aluno da rede estadual (um responsável por família);
- Ter entre 18 e 59 anos;
- Morar próximo à unidade escolar (raio de dois quilômetros);
- Estar desempregado há pelo menos três meses;
São critérios preferenciais:
- Estar cadastrado no CadÚnico;
- Ser mãe de aluno da rede estadual;
- Ter filho estudando na escola de interesse;
- Maior idade — Se duas pessoas disputarem a mesma vaga, a mais velha ganha.
“Para aqueles que tenham dificuldade (online), estamos solicitando às escolas para que possam ficar abertas para fazer a inscrição”, disse Rossieli Soares, secretário da Educação.
Passo a passo do processo seletivoFonte: Reprodução/ YouTube Governo do Estado de São Paulo
As entrevistas começarão no dia 2 de agosto, e as contratações serão confirmadas no dia 16 do mesmo mês, segundo as estimativas. Para realizar a inscrição, o sistema exige um documento de identificação, o R.A do aluno, o endereço e três escolas de interesse.
Bolsa do Povo
Criado através da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Bolsa do Povo também reúne outras ações sociais já existentes, como o Bolsa Talento Esportivo e o Renda Cidadã.
Fontes