A fabricante chinesa Loongson Technology não é muito conhecida do público consumidor, mas a marca está em alta no mercado. Uma das poucas da indústria local que não recebeu sanções do governo dos Estados Unidos, a companhia agora prepara uma oferta pública de ações (IPO) que deve movimentar altos valores.
Segundo o site Global Times, a proposta de IPO já foi oficializada e envolve a arrecadação de aproximadamente US$ 542 milhões. O valor será utilizado em pesquisa e desenvolvimento, industrialização para melhorar a fabricação de chips gráficos ou de processamento de alto desempenho, além de auxiliar a equilibrar as contas da companhia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Loongson 3A3000, CPU lançada em 2019 pela marca.Fonte: Wikimedia Commons
A Loongson é mais conhecida na China e pelo desenvolvimento de GPUs e CPUs para computadores. A marca conta ainda com uma arquitetura própria, a LoongArch.
O governo chinês não atua diretamente na companhia, fornecendo apenas subsídios e possibilitando contratos — o interesse da fabricante está mais em parceiras privadas locais, atualmente impedidas de negociar com várias companhias norte-americanas por causa das proibições dos EUA.
Fontes
Categorias