Na segunda-feira (21), o Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou a retirada do TikTok e do WeChat de mais uma lista de restrições impostas às companhias chinesas. Agora, empresas norte-americanas podem voltar a realizar transações financeiras com as asiáticas.
O movimento ocorre após a rescisão de uma série de ordens executivas implementadas pelo ex-presidente Donald Trump em agosto de 2020 e em janeiro de 2021. A medida, comandada por Joe Biden, soma-se a outras que liberaram o download dos apps por lá recentemente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para chegar a tal decisão, o atual comandante da Casa Branca havia solicitado um monitoramento de aplicativos, supostamente, capazes de afetar a segurança nacional do país, empreendido pela entidade que determina regulamentos associados à área.
Além disso, a instituição deveria, dentro de 120 dias, fornecer recomendações de proteção de dados adquiridos por ou acessíveis à empresas estrangeiras consideradas adversárias.
Aplicativos recebem "sinal verde" de Joe Biden.Fonte: Reprodução/Kevin Frayer/Getty Images
Tudo certo, por enquanto
Com a novidade, no total, oito aplicativos de tecnologia financeira e de comunicações foram beneficiados pela medida.
Vale lembrar que 19 milhões de pessoas no território utilizam o WeChat para diversas funcionalidades, inclusive relacionadas a efetivação de transações comerciais com empresas chinesas, já que o WhatsApp é banido do país.
Por fim, apesar das liberações, há outros casos e recursos em andamento, alguns deles apenas pausados.
Categorias