A empresa de consultoria Counterpoint Research publicou um novo relatório de mercado com detalhes sobre o setor de smartphones no primeiro trimestre de 2021.
De acordo com a companhia, o segmento apresentou um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, porém queda de 10% se comparado aos últimos meses de 2020 — o que é relativamente natural, já que o período engloba datas como a Black Friday e Natal.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao todo, foram comercializadas 354,94 milhões de unidades de smartphones.
O mercado global.Fonte: Counterpoint Research
A Samsung segue como líder no envio de dispositivos para venda, com 22% do mercado. Após assumir rapidamente o topo nos últimos meses, a Apple volta para a vice-liderança sólida com 17%, com a Xiaomi cada vez mais consolidada (14%), mas com tendências de crescer ainda mais. As chinesas Oppo (11%), vivo (10%) e Huawei (4%) completam o topo da tabela.
Xiaomi em alta, Apple em queda
A fabricante Xiaomi é destaque positivo por manter a ótima fase em vendas. Ela cresceu 8% em relação ao ano anterior, apresentando números positivos até mesmo na Índia, que registrou desaceleração no setor.
Por outro lado, a Apple viu um declínio em vendas, especialmente pelo baixo desempenho do mercado na América do Norte e o crescimento de outras companhias na Europa. Marcas da BBK Eletronics (Oppo, vivo e OnePlus) estão cada vez mais presentes nessas listas, enquanto a Huawei se afasta das primeiras colocações graças às sanções dos EUA.
A Samsung só não é a líder na Ásia (quinta colocada, com 12%) e na América do Norte (perdendo para a Apple, mas com 28% do mercado).
O setor de feature phones em todo o mundo.Fonte: Counterpoint Research
Entre os celulares mais simples e que não são inteligentes (feature phones), os nomes são bem diferentes entre as marcas que dominam o setor. Entretanto, Samsung (7%) e HMD Global (16%), atualmente dona da licença da Nokia, têm um lugar garantido.
América Latina
O mercado da América Latina, que inclui o brasileiro.Fonte: Counterpoint Research
Na América Latina, a Samsung mantém a liderança com uma porcentagem ainda maior (42%). Entretanto, a vice-líder é diferente: a tradicional Motorola (22%). A região ainda mantém boas vendas de LG (que oficialmente saiu do setor em abril de 2021) com 6% de participação e ZTE, com 4%, focada em custo-benefício em alguns países.
Fontes
Categorias