Nesta semana, o serviço online comunitário de acomodações e hospedagem Airbnb anunciou um programa que deve oferecer moradia gratuita por um ano. Chamada de "Viva em Qualquer Lugar no Airbnb", a iniciativa propõe que 12 participantes de diferentes países "façam do mundo sua casa" e se aventurem no estilo de vida da moradia flexível — tudo por conta da empresa.
Durante o programa, os participantes irão documentar sua experiência e também auxiliar no aprimoramento da plataforma. Como resultado, o Airbnb espera que a iniciativa ajude a definir melhorias nos produtos e recursos da marca, mapear os melhores tipos acomodação para cada tipo de usuário e pontuar os principais benefícios deste estilo de vida, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nesse contexto, os participantes poderão se tornar anfitriões e disponibilizar suas próprias residências como uma locação durante o programa, a fim de melhorar seus ganhos mensais. Segundo a empresa, o incentivo pode ser muito positivo, já que 50% dos anfitriões que entraram na plataforma no início de 2021 receberam pedidos de reserva logo nos primeiros quatro dias após o registro e obtiveram uma renda média anual de US$ 9.600, cerca de R$ 48 mil.
O Airbnb é conhecido por suas acomodações confortáveis. (Fonte: Airbnb / Reprodução)Fonte: Airbnb
Segundo dados do relatório Airbnb Travel & Living, 11% dos usuários que realizaram reserva para 28 ou mais dias relataram viver um estilo de vida "nômade", enquanto outros 74% dos entrevistados, em diferentes países, relataram interesse em se mudar para um local longe do trabalho após a pandemia. Além disso, a plataforma contou com um aumento de 10% nas reservas longas no primeiro trimestre de 2021, indicando um aumento no interesse pelo estilo de vida das moradias flexíveis.
Inscrições e início do programa
Os interessados com mais de 18 anos poderão se inscrever no programa até o dia 30 deste mês de junho, com as entrevistas começando em julho e as viagens iniciando-se logo em setembro — infelizmente, o Brasil ficou de fora dos países participantes. Confira mais informações no regulamento oficial.
Fontes
Categorias