A Microsoft anunciou nesta terça-feira (25), durante a edição virtual da Build Developers Conference, o lançamento de uma nova iniciativa com foco em sustentabilidade. Trata-se da Green Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos formada pelas companhias Accenture, GitHub, Microsoft e ThoughtWorks, além da Linux Foundation.
O objetivo do projeto é "construir um ecossistema de confiança com pessoas, padrões, ferramentas e as melhores práticas para a construção de softwares sustentáveis". Ou seja, continuar impulsionando a indústria, mas ao mesmo tempo reduzindo a emissão de poluentes ou o consumo exagerado de energia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com projeções da indústria, data centers são responsável por 1% de todo o consumo global de eletricidade — sendo que essa fatia pode aumentar para até 8% na próxima década caso nada seja feito para reduzir essa demanda por energia.
Planos ousados
A Green Software Foundation terá como principal meta a adoção e divulgação de padrões com as melhores práticas possíveis para o desenvolvimento de softwares de uma forma menos danosa ao ambiente — ou seja, com menor emissão de poluentes ou economia no consumo.
Os parceiros ainda vão trabalhar com organizações educacionais e acadêmicas para fomentar pesquisas relacionadas ao setor de desenvolvimento sustentável de software, além de divulgar mais iniciativas e realizar treinamentos com membros do mercado.
Desse modo, a indústria consegue ampliar os resultados com danos proporcionalmente menores, entrando em acordo até mesmo com as propostas do Acordo de Paris.
Fontes
Categorias