O Mercado Livre é uma plataforma de vendas que, ao longo dos anos, tornou-se uma das referências no universo do varejo. No entanto, assim como em qualquer outro site, os consumidores podem enfrentar dificuldades com as compras e optar pelo cancelamento. Embora o processo seja rápido e dispense grandes burocracias, existem algumas condições a serem respeitadas.
De modo geral, compras feitas pelo Mercado Pago (a carteira digital do Mercado livre) se enquadram no Programa de Compra Garantida, que permite que o consumidor receba o valor integral da compra desde que o produto seja enviado em perfeitas condições.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O reembolso também é possível se a encomenda for extraviada ou não corresponder ao anúncio. Além disso, o cliente tem 10 dias para exercer o direito de arrependimento de compra. Veja, abaixo, como fazer para cancelar uma compra.
Cancelar compras no Mercado Livre
Passo 1: acesse o site de vendas e entre na seção “Compras”, localizada no canto superior direito.
Passo 2: localize o produto que deseja devolver e selecione a opção “Preciso de ajuda”. Na página seguinte, role a tela para baixo até a seção “Ajuda com a compra” e clique em “Mais ajuda”.
Passo 3: escolha a alternativa “Tenho um problema com o produto” e, sem seguida, selecione o motivo do problema. Se estiver dentro do prazo de entrega, você poderá escolher a opção “Quero cancelar a compra”. Caso já tenha recebido, é possível dar continuidade ao processo pelo botão “Quero devolver ou trocar”.
Passo 4: ao cancelar, você pode decidir receber o valor de volta ou trocar o produto por outro. Escolha a opção que preferir e, por fim, clique em “Iniciar reclamação”.
O processo será mediado pelo Mercado Livre e, na hipótese de não haver acordo entre as partes, a plataforma tomará providências com base nos Termos e Condições Gerais de Uso do site.
Prazos para reclamações
Para ter sua solicitação atendida, é preciso se atentar aos seguintes prazos:
- para iniciar uma reclamação, 60 dias corridos a partir da data de aprovação do pagamento;
- para produtos ainda não enviados, 10 dias a partir da identificação do pagamento;
- em caso de arrependimento, 10 dias a partir do recebimento do produto.
Na primeira situação, se o consumidor perder o prazo, não é possível fazer outro tipo de reclamação. Contudo, caso tenha sido lesado por alguma conduta incorreta por parte da plataforma ou do vendedor, é sempre uma opção recorrer ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de seu estado.
Se o cancelamento ocorrer dentro do prazo de direito de arrependimento, o processo é mais simples, já que o vendedor é obrigado a aceitar a reclamação e arcar com os custos de devolução. Porém, para que a demanda seja bem-sucedida, o comprador deve devolver o produto em perfeito estado, com todos os acessórios (se houver) e na embalagem original.
Fontes