Parece que a Tesla e a Toyota estão pensando em reatar uma antiga parceria de 2010. De acordo com diversos boatos publicados nas mídias sociais na noite de segunda-feira (29), as duas montadoras estariam negociando uma potencial aliança há algum tempo e uma cooperação estaria supostamente em andamento desde o ano passado, chegando agora a seu estágio final.
Segundo o periódico coreano Ghosun Libo, um funcionário da montadora japonesa revelou no domingo (28) que "Tesla e Toyota estão considerando desenvolver em conjunto uma pequena plataforma SUV elétrica (o esqueleto básico do carro)". Pelo acordo, a Toyota forneceria a plataforma do veículo e a Tesla, os controles eletrônicos e a tecnologia do software de bordo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Toyota spokesman has this to say on South Korean news report about Toyota and Tesla possibly working together. “We would like to refrain from commenting on speculations.” https://t.co/dq1L0zPmEM
— Faiz Siddiqui (@faizsays) March 30, 2021
Parceria para enfrentar a Volkswagen?
Muitos sabem que a Toyota continua sendo considerada a líder dos híbridos, deixando claro ser totalmente contra uma ampliação rápida dos carros elétricos, principalmente no mercado norte-americano. Porém, a entrada em cena da Tesla como parceira poderia representar uma pequena aceleração na direção da eletrificação pela japonesa.
Se as duas empresas juntassem esforços no que têm de melhor, seria possível que a Tesla fornecesse tecnologia em veículos elétricos enquanto a Toyota se dedicaria à produção em massa dos veículos. Os anúncios não por acaso ocorrem em um momento estratégico em que a Volkswagen anunciou planos para liderar mundialmente a produção de EVs em um futuro próximo.
Embora algumas pessoas tenham se questionado se a parceria entre Tesla e Toyota seria uma notícia falsa, Elon Musk já se animou em sua popular conta do Twitter, mostrando-se disposto e pronto para licenciar a tecnologia da Tesla para outras montadoras, inclusive a esperada superbateria.
Fontes