A primeira publicação do Twitter foi vendida utilizando a tecnologia de tokens não-fungíveis (NFT) por um valor de aproximadamente US$ 2,9 milhões. Jack Dorsey, CEO da rede social e criador do primeiro tweet, realizou a operação no site de leilões de arte digital Valuables.
A publicação estava sendo oferecida na plataforma desde o começo do mês e serviu como uma forma de incentivar o uso do NFT. A tecnologia atrela códigos de blockchain únicos a itens digitais, desde obras de arte até publicações, garantindo autenticidade para o material.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
just setting up my twttr
— jack (@jack) March 21, 2006
A publicação de Jack Dorsey, que foi realizada em 21 de março de 2006, diz "apenas configurando o meu Twitter". Após o leilão realizado no Valuables, o tweet foi oficialmente vendido por 1.630 Ether. O valor que foi convertido para bitcoin e será doado para a instituição GiveDirectly, na África.
Crescimento do NFT
O leilão do primeiro tweet não foi a única venda artística milionária realizada com NFT recentemente. A tecnologia começou a ganhar espaço e já foi adotada tanto por artistas famoso quanto por nomes nem tão conhecidos, que chegam a ganhar milhares de dólares com a novidade.
Casa digital criada pela artista Krista Kim, que foi vendida por US$ 500 mil como NFT.Fonte: Krista Kim/Vimeo
No começo do mês, a banda Kings of Leon anunciou a venda de seu novo álbum como um ativo NFT. Além de chegar em serviços de streaming, a produção também foi distribuída como token não-fungível na plataforma de música YellowHeart, que utiliza blockchain.
O bilionário Elon Musk também demonstrou interesse na tecnologia. Na semana passada, o empresário publicou uma música sobre NFT no Twitter e disse que pretendia vender a produção como um token não-fungível. No entanto, a ideia acabou não indo para frente e virou apenas mais um meme para a coleção de peripécias feitas pelo comandante da Tesla e SpaceX.
Fontes
Categorias