O Procon-SP expandiu as regras para bloqueio de telemarketing e agora, as pessoas que residem em São Paulo não receberão mais ofertas de produtos e serviços por SMS, WhatsApp ou Telegram. A decisão foi atualizada na última terça-feira (9).
Todos os usuários que fazem parte do "Não me Ligue", recurso mantido pelo Procon-SP que proíbe ligações de telemarketing, terão acesso à atualização. A instituição afirma em seu site que a partir de agora o consumidor tem a garantia de que não será importunado. "As empresas não poderão mais enviar mensagens por SMS ou por aplicativos buscando o titular da linha, ou terceiros".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As empresas que não seguirem as novas regras - que valem para entidades de todo o país, seja em ligações feitas por funcionários, terceiros ou robôs - serão multadas.
Como fazer o cadastro
As pessoas do estado de São Paulo que querem parar de receber este tipo de ligação, basta fazer o cadastro do número de celular ou telefone fixo no site do Procon-SP. O cliente pode fazer a exclusão do cadastro a hora que desejar.
Para os outros estados, existe a opção "Não me Perturbe" da Anatel. A ferramenta tem o mesmo objetivo de proibir ligações, mas não conta com a opção de bloquear mensagens em aplicativos ou SMS. Para fazer cadastro, clique aqui.
Fontes