A Semana do Consumidor, comemorada na semana do dia 15 de março, é considerada um dos maiores eventos do varejo e, portanto, uma ótima oportunidade para comerciantes e lojistas impulsionarem suas vendas.
No entanto, com o crescimento da concorrência, sobretudo no e-commerce, é preciso adotar estratégias para atrair a atenção de clientes em potencial. Pensando nisso, identificamos quais facilidades os consumidores esperam encontrar em 2023.
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Afinal, é essencial que o comércio conheça e entenda as preferências e expectativas do mercado consumidor. Isso porque, se estiverem alinhados, ambos os lados saem ganhando: os consumidores vão encontrar as ofertas que procuram e os vendedores terão sucesso nas vendas.
Benefícios mais esperados na Semana do Consumidor
Destacada a importância do evento para o varejo brasileiro, vamos ao que realmente interessa: quais vantagens o consumidor espera encontrar nas ofertas da Semana do Consumidor em 2023? Em uma análise feita pelo TecMundo, a vantagem mais buscada é o frete grátis.
Logo em seguida, estão as condições especiais de pagamento. O terceiro lugar é ocupado pelos pontos extras em programas de fidelidade. Por fim, a última colocação é dividida entre cashback e seguro ou garantia estendida, ambos com apenas 0,7%.
Estratégias para turbinar as vendas na Semana do Consumidor
Os dados acima indicam que os anúncios mais eficazes oferecem frete grátis, entre outras vantagens. No entanto, as ofertas da Semana do Consumidor que acompanham esses benefícios são inúmeras.
Algumas estratégias voltadas para o comércio físico e eletrônico podem auxiliar nas vendas durante o perído. Veja:
1. Selecione produtos em alta
O primeiro passo para ter um desempenho acima da média é mapear os produtos mais buscados pelo consumidor e focar neles. Isso significa reforçar o estoque e dar uma atenção especial a esses produtos tanto na hora de divulgá-los quanto na hora de fixar os descontos
2. Capriche nos descontos
Valorize a atenção e o tempo do consumidor, oferecendo promoções que sejam realmente vantajosas. Entre as ações que podem otimizar a performance do site, está a criação de descontos progressivos e kits de mercadorias para elevar o ticket médio das compras.
Além disso, evite a todo custo anúncios “clickbait”— que prometem, mas não cumprem. Essa ação pode, até mesmo, acabar com a relevância da marca.
3. Use frases chamativas
Em consonância com a última dica, não é preciso criar anúncios mentirosos para atrair o público. Abuse da criatividade e do bom humor para elaborar frases cativantes e persuasivas. Afinal, elas são a porta de entrada para a sua loja virtual.
Outra dica interessante é dar a devida atenção às ofertas, garantindo que elas sejam claras e informativas. Aproveite!
4. Invista na divulgação
A concorrência entre as lojas virtuais já é alta, mas, durante eventos comerciais — como a Semana do Consumidor— ela dispara. Portanto, não espere que o público simplesmente encontre os seus produtos. É necessário investir em divulgação.
Para tanto, utilize as redes sociais e aproveite o potencial de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads.
5. Priorize a experiência do cliente
Vale lembrar que a Semana do Consumidor é uma oportunidade não apenas de impulsionar as vendas, mas de fidelizar clientes, criando um relacionamento duradouro.
Para isso, a experiência no seu site deve ser notável. Isso vale para todas as etapas da compra, inclusive durante o suporte após a sua realização.
Gostou das nossas dicas? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de muitas novidades sobre a Semana do Consumidor 2023. Aproveite!