A Apple pode fechar uma parceria com a chinesa Foxconn ou a canadense Magna para fabricar o suposto Apple Car, que apareceu em diversos rumores durante o começo do ano. De acordo com a Bloomberg, a dona dos iPhones teria desistido de negociar com montadoras como a Hyundai e agora busca uma solução mais ampla para dar vida ao seu automóvel.
Enquanto a parceria com uma montadora seria o caminho ideal, as fabricantes estariam receosas em fechar um contrato com a Apple. No caso da Hyundai, a companhia supostamente não estaria feliz em ser reduzida a apenas mais uma parte da linha de montagem da empresa de Cupertino.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova abordagem da Apple evita esse problema. A Foxconn é especialista na montagem de componentes eletrônicos e a Magna trabalha na fabricação de automóveis, e ambas atuam sob demanda de contratos com companhias externas.
Segundo explica o 9to5Mac, o plano da Apple segue as mesmas diretrizes que a fabricação dos iPhones atualmente. Após o pessoal de Cupertino realizar todo o design e planejamento dos celulares da linha, parceiras como a Foxconn são contratadas para montar o dispositivo em massa.
Relacionamento longo
Apesar de não ser tão conhecida globalmente, a Magna tem sede no Canadá e é uma das empresas mais experientes da América do Norte na fabricação de peças para carros, atendendo companhias como Ford e Tesla. No entanto, segundo as fontes da Bloomberg, a Apple estaria mais inclinada a fechar um novo contrato com a Foxconn.
Apesar da experiência da Magna, a Apple pode fechar mais uma parceria com a FoxconnFonte: Wikimedia
Responsável pela construção dos iPhones, a fabricante chinesa já possui uma relação próxima da empresa de Cupertino. Apesar de existirem divergências entre as duas companhias, a Apple pode fechar um contrato com a firma novamente por causa de sua longa relação.
De acordo com uma declaração obtida pela Bloomberg, a Foxconn já está "acostumada" a receber ordens da Apple. Além disso, as fábricas da empresa chinesa já estão lotadas de equipamentos da Apple por causa da montagem dos iPhones.
Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e todos os detalhes devem ser considerados rumores. Segundo algumas especulações, a fabricação do Apple Car deve começar em 2024.
Fontes