O Dia do Consumidor tem ganhado cada vez mais relevância no mercado nacional, chegando a ser apontado como a "Black Friday do primeiro semestre" devido às promoções e aos descontos nos mais variados itens principalmente nas lojas online.
Comemorada em 15 de março desde 1983, a data foi inspirada no discurso do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, proferido em 1962, no qual ressaltou as conquistas dos consumidores, como direito à informação, à segurança e a serem ouvidos.
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Devido ao crescimento do Dia do Consumidor, o comércio passou a ter uma semana inteira de promoções, com as ofertas não ficando mais restritas a um dia.
Pensando nisso, é uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas, especialmente pela internet, em decorrência das restrições provocadas pela pandemia. Quer saber como aproveitar a data para melhorar os lucros? Acompanhe com as dicas a seguir!
Promoções do Dia do Consumidor fazem sucesso entre os internautas.Fonte: Pixabay
1. Prepare-se para o evento
Uma pesquisa feita pela Social Miner mostrou que o Dia do Consumidor no ano passado teve um lucro 22% maior se comparado com 2021. Assim, investir na divulgação das promoções pode ajudar a atrair a parcela de consumidores que ainda desconhece o evento em pleno 2023.
Vale usar ferramentas como o WhatsApp, e-mail, redes sociais e SMS para informar ao público que a data está se aproximando e sua loja terá ações exclusivas durante a Semana do Consumidor. Pode até ser interessante investir em anúncios pagos no Facebook e no Instagram.
Anunciar descontos é sempre uma forma de atrair os compradores.Fonte: Pixabay
Se você quer atrair um número maior de clientes, é necessário pensar na infraestrutura de tecnologia do e-commerce, evitando problemas como instabilidade durante os picos de acesso e dificuldade para finalizar a compra.
Assim, é possível oferecer uma experiência positiva aos compradores, diminuindo as chances de desistência. Preparar o estoque para atender ao aumento da demanda no período é outro ponto fundamental.
Nesse quesito, é importante analisar o histórico de vendas em eventos semelhantes para ter uma previsão mais realista e compatível com suas necessidades.
2. Descubra as tendências do mercado
Entre os produtos que você comercializa, destaque nas ofertas aqueles com maior demanda, para atrair os consumidores. Trace estratégias de preço que tornem-os ainda mais atrativos. Use e abuse das redes sociais e até mesmo dos espaços disponíveis no site para divulgação.
Nada melhor do que utilizar banners ou publicações que realmente engajam os usuários, apresentando os benefícios de adquirir itens singulares. Vale a pena separar aquele tempinho para analisar o que está sendo trabalhado neste ano e seguir estratégias rentáveis.
3. Ofereça descontos imperdíveis
Preço baixo é o que todo mundo procura em datas como essa, portanto aposte em boas promoções para os produtos em tendência, mas sem enganar os compradores com falsas ofertas. Aliás, esse é um diferencial para se destacar: ofertas justas.
Nada de subir o valor e abaixá-lo depois devido a Semana do Consumidor. Essa é uma prática abusiva e pode ser vista, até mesmo, como crime. Sem contar que a sua marca tende a perder relevância e autoridade no segmento se isso ocorrer.
4. Distribua benefícios para os seus clientes
Além dos preços reduzidos, outros benefícios ajudam a atrair compradores na Semana do Consumidor. Entre eles, vale destacar frete grátis, cashback (dinheiro de volta), cupons e brindes, lembrando que as promoções também devem ser vantajosas para o negócio.
Converse com o seu fornecedor e veja o melhor preço que ele pode fazer. Afinal de contas, se você garante um item por um valor menor, é possível apostar no lucro – novamente, sem práticas abusivas com o consumidor.
Descontos devem ser atrativos e reais.Fonte: Pixabay
5. Tenha opções variadas de pagamento e entrega
Muitos compradores preferem pagar com cartão, à vista ou parcelado, enquanto outros optam pelo Pix. Há ainda quem não dispensa o velho boleto. Quanto à entrega, alguns têm preferido retirar o produto na própria loja, em vez de aguardar a chegada em casa.
Oferecer a maior quantidade possível de opções como essas pode favorecer sua loja a vender mais no Dia do Consumidor. Esse é um fator que ajuda na experiência do cliente, uma vez que ele pode escolher a melhor opção para si.
6. Fidelize os clientes com um excelente pós venda
Por fim, não se esqueça do pós-venda. Fazer pesquisas de satisfação, facilitar troca e devolução, dependendo do caso, são ações que melhoram a experiência de compra e podem garantir o retorno de um cliente satisfeito.
Além disso, fique por dentro dos Direitos dos Consumidores para que nada saia do planejado. Vale a pena continuar de olho aqui no TecMundo para mergulhar na semana do consumidor. Aproveite e leia nossa matéria sobre estorno no cartão de crédito, é sempre bom estar preparado para lidar com a situação.
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