A plataforma de streaming Spotify passou a investir em podcasts nos últimos anos e, caso as estimativas do eMarketer estejam corretas, vai ultrapassar uma grande rival em 2021.
Segundo um estudo da empresa de consultoria, este é o ano em que a companhia sueca vai somar mais ouvintes de podcast do que o Apple Podcasts, ao menos nos Estados Unidos. O Spotify deve fechar 2021 com cerca de 28,2 milhões de pessoas ouvindo ao menos um episódio mensal, contra 28 milhões da concorrente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Após a ultrapassagem, a tendência é que a diferença aumente cada vez mais: em 2023, o Spotify deve fechar o ano com 37,5 milhões de ouvintes mensais nos EUA, caso o ritmo acelerado seja mantido. A plataforma da Apple pode até conseguir crescer, mas em uma taxa muito menor.
A disputa anual entre Apple Podcast e Spotify (em milhões de assinantes nos EUA).Fonte: eMarketer
Segundo o eMarketer, a Apple está perdendo a base de ouvintes de podcast no país desde 2018, com a popularização de agregadores e plataformas de streaming que também funcionam como feed. Além disso, ela ainda investe pouco em conteúdo original ou exclusivo e mantém o app separado do seu principal streaming, o Apple Music.
No caminho contrário, o Spotify cresceu 24% em todo o mundo no ano passado, sendo que o setor interno de podcasts teve um aumento de 100% em consumo.
Fontes