O “barraco” mundial protagonizado pela Apple e o Facebook nos últimos meses parece ter atingido seu ponto de ebulição com a questão polêmica da privacidade, na qual a Maçã não abre mão do novo recurso App Tracking Transparency (ATT) do iOS, levando Mark Zuckerberg a conclamar os membros da sua equipe a “infligir dor na Apple” segundo reportagem de sábado (13) do Wall Street Journal.
O recurso ATT, já presente na versão beta do iOS 14.5, exige que todos os aplicativos peçam permissão dos usuários para poderem rastreá-los tanto em sites como nos próprios apps. A tensão já levou o Facebook a publicar anúncios de página inteira em jornais americanos, criticando abertamente a Apple.
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Facbook prepara há meses um processo antitruste contra a Apple (Fonte: Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images/Reprodução)Fonte: Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images
Denúncias e processos
A coisa ficou tão tensa, que os CEO’s das duas gigantes já estiveram a um passo de “sair no braço”, embora um porta-voz do Facebook tenha refutado a ideia de briga pessoal junto ao jornal americano. O que está em jogo, segundo o membro da empresa de Menlo Park, é o próprio “futuro da internet gratuita”.
Basicamente, o Facebook afirma que essa história de proteger a privacidade de usuários é uma hipocrisia da Apple, uma vez que seus recursos de privacidade “não visam preservar a privacidade do usuário, mas sim aumentar o lucro [da própria Apple]”. E garante que o Facebook se juntará a outras empresas para denunciar esse “comportamento preferencial e anticompetitivo”.
No momento, o Facebook está acatando as mudança na política de privacidade da Apple em relação ao rastreamento de anúncios. Nos bastidores, no entanto, além da “incitação à dor”, a megarrede social está preparando um processo antitruste contra a a empresa de Cupertino, para denunciar supostos abusos nas regras da App Store.
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