Após uma ação orquestrada por investidores independentes no Reddit, a plataforma de finanças Robinhood bloqueou a compra de ações de companhias como GameStop e AMC. O aplicativo estava sendo utilizado como principal meio de negociação para um movimento que visa valorizar os ativos de empresas quase falidas para gerar prejuízo para grandes fundos de investimentos.
A plataforma Robinhood é conhecida por oferecer liberdade para investidores independentes, mas a movimentação incomum na bolsa de valores fez a empresa impor limites em sua plataforma. Segundo a companhia, o bloqueio acontece por causa da "volatilidade atual do mercado".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Robinhood
Além da GameStop e a rede de cinemas AMC, outras ações que tiveram uma alta incomum não podem ser negociadas no aplicativo. Os usuários do Robinhood também estão impedidos de comprar ativos da BlackBerry, Nokia e Bed Bath & Beyond.
A empresa também disse que está expandindo o site Robinhood Learn, que inclui artigos educativos sobre finanças. Com a movimentação atípica da bolsa de valores nos Estados Unidos, a companhia disse que está disposta a ajudar novos investidores a entrarem com segurança no mercado de ações.
Recepção negativa
As restrições impostas pela Robinhood não foram recebidas de maneira positiva pelos usuários. Nas redes sociais, a plataforma está sendo acusada de promover manipulação de mercado com a atitude.
This is beyond absurd. @FSCDems need to have a hearing on Robinhood's market manipulation. They're blocking the ability to trade to protect Wall St. hedge funds, stealing millions of dollars from their users to protect people who've used the stock market as a casino for decades. https://t.co/CGkJxVfzkv
— Rashida Tlaib (@RashidaTlaib) January 28, 2021
A mudança anunciada pelo aplicativo chegou a ganhar a atenção de parlamentares nos Estados Unidos. Rashida Tlaib, do Partido Democrata, considerou as restrições um "absurdo" e disse que realizará um debate sobre o assunto com o Comitê de Serviços Financeiros do país.
Vale ressaltar que o Robinhood não é a única plataforma a bloquear a negociação de ações da GameStop e AMC e instituições renomadas também tomaram medidas similares. Ainda assim, o caso do aplicativo gera preocupação porque, segundo o Motherboard, mais da metade da base de usuários da plataforma utiliza o serviço para negociar os ativos das empresas bloqueadas.
Fontes