As fabricantes de dispositivos móveis Oppo e OnePlus anunciaram nesta quinta-feira (21) a união dos setores de P&D (pesquisa e desenvolvimento) em hardware das companhias em uma única iniciativa.
As divisões de software das duas marcas, contudo, devem continuar separadas. Assim, a aclamada OxygenOS da OnePlus não deve sofrer influência do ColorOS da Oppo e vice-versa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda assim, isso significa que tecnologias provavelmente serão ainda mais compartilhadas entre os aparelhos de ambas as marcas. A Oppo é especializada em avanços em fotografia, por exemplo, com dispositivos ousados como o Find X3 Pro.
Já a OnePlus tem uma base fiel de usuários e recentemente entrou no setor de wearables com uma pulseira inteligente. Entretanto, elas continuarão operando de forma independente e lançando modelos com diferenciais próprios — mais ou menos como a Xiaomi e as submarcas independentes Redmi e Poco, por exemplo.
A colaboração entre as duas marcas já não é de hoje. Desde setembro de 2020, as duas e a Realme fazem parte do OPLUS, um grupo de investimentos que supervisiona o trio e é comandado pelo CEO e cofundador da OnePlus, Pete Lau. Vale lembrar ainda que ambas são subsidiárias de um mesmo conglomerado, a BBK Electronics.
Fontes