A AMD estaria desenvolvendo um novo processador em arquitetura ARM para competir com o Apple M1. O conhecido e recorrente informante Mauri QHD (@MauriQHD no Twitter) revelou que contatos próximos da AMD afirmariam que a companhia está com o projeto em andamento e prepara um CPU ARM para competir em notebooks e desktops.
MauriQHD indica que a companhia liderada por Lisa Su estaria desenvolvendo dois processadores em paralelo: um com memória RAM integrada, como o Apple M1, e outro sem — e protótipos de ambos os projetos já estariam “quase prontos”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Encarar o mercado de processadores ARM, agora que eles tomaram proporções maiores com o Apple M1, pode ser uma boa oportunidade para a AMD. A introdução a esse mercado não teria começado este ano, mas sim em 2016, com o K12 Core — projeto que a companhia não levou adiante e o produto não alcançou as prateleiras.
AMD has an M1 competitor in prototype stages, one version with integrated RAM, and one without it
— Mauri QHD (@MauriQHD) November 28, 2020
he said "almost ready"
but -imo- idk
leak is only a few days old, the chip idk
Ainda assim, o processador poderia estar sendo trabalhado sob sigilo e já estivesse caminhando para o estágio final do desenvolvimento no momento que a Apple lançou o Apple M1. Ainda são escassas as informações relacionadas ao projeto, tampouco se ele é realmente oriundo de trabalhos interrompidos no K12 Core, mas é positivo que a companhia esteja visando esse mercado.
Além disso, considerando o sucesso crescente dos processadores AMD Ryzen, a AMD chegaria ao mercado com experiência nos processadores para desktop e carregando sua marca como sinônimo de qualidade. Contudo, ainda é cedo para afirmar que os processadores seriam tão bons quanto os baseados na Zen 2 ou Zen 3, tampouco se eles realmente existem.
Entretanto, ciente de que há rumores relacionados ao projeto, vale manter um olho na AMD e prováveis teasers relacionados ao chip durante a CES 2021.
Fontes
Categorias