Uma semana depois de especulações sobre o lançamento acontecer em 2021, a Libra, projeto de carteira virtual e criptomoeda encabeçado pelo Facebook, agora está de nome novo. A plataforma agora foi rebatizada de Diem, que significa "dia" em latim.
Segundo o comunicado oficial, a associação que gere o lançamento da criptomoeda afirma que a mudança é um novo dia para o projeto, que vai "continuar atrás da missão de construir um sistema de pagamentos seguro e compatível que empodere as pessoas e negócios ao redor do mundo". Por enquanto, o foco da Diem está nas fases regulatórias para começar a operar em alguns países — ainda sem uma data escolhida para a estreia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a Bloomberg, a moeda a ser lançada foi rebatizada para Diem Dollar e deve inicialmente ser baseada apenas na cotação do dólar norte-americano. Originalmente, a ideia era ser uma criptomoeda com vários índices e possibilidade de uso mundial, mas diversos parceiros de peso abandonaram a iniciativa já em 2019.
Independência
Entretanto, para além do anúncio, a troca também significa um afastamento da imagem de produto do Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg passa há algum tempo por uma crise de imagem que envolve vários motivos, desde a coleta e uso de informações pessoais de usuários sem consentimento até práticas anticompetitivas de mercado ao ser dona também de plataformas como Instagram e WhatsApp.
Vale lembrar que a Libra não é controlada especificamente pela rede social, sendo uma iniciativa independente e gerida por uma associação própria. Entretanto, a ideia de fato partiu da empresa de Zuckerberg e teria na plataforma o seu primeiro grande cliente.
Categorias