A Black Friday já alcançou a graça do consumidor brasileiro. Porém, a tradição importada dos Estados Unidos para aquecer o mercado no segundo semestre, carrega consigo outro dia de ofertas: a Cyber Monday!
Mas afinal, qual a diferença entre a tão espera "sexta-feira de promoções" e a "segunda-feira de ofertas"? É exatamente sobre esse assunto que falaremos a seguir. Confira!
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é a Cyber Monday?
Também conhecida como “Segunda-feira Cibernética”, a Cyber Monday é um evento destinado exclusivamente ao e-commerce, com descontos tão atrativos quanto os da Black Friday. Ele acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday.
A Cyber Monday é uma data comercial focada em descontos de lojas online, principalmente que vendem eletrônicos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
Anteriormente, as ofertas desta conhecida segunda-feira eram destinadas a gadgets, dispositivos tecnológicos, smartphones, notebooks e outros acessórios do setor. Porém, a tradição foi mudando ao longo do crescimento e popularidade do evento.
Qual é a origem da Cyber Monday?
O surgimento da Cyber Monday tem total relação com a Black Friday, pois ambas as datas são eventos comerciais atrelados a promoções. À vista disso, em 2005 os varejistas norte-americanos desejavam criar uma maneira de estender a data, que rendia bastante lucro aos comércios.
Ao evidenciar uma alta em produtos eletrônicos vendidos por meio de plataformas digitais, eles começaram a fomentar a "segunda-feira cibernética". Desde então, os aparelhos tecnológicos foram e ainda são o foco da data, mas alguns e-commerces estendem as promoções para outros artigos. Tudo para aproveitar o fluxo de venda.
Como funciona o Cyber Monday no Brasil?
No Brasil, a Cyber Monday é uma ótima oportunidade para adquirir televisores, smartphones, tablets e notebooks. O funcionamento é similar ao maior evento comercial do mundo.
Entrar em grandes marketplaces e ficar de olho nos preços dos dispositivos desejado é a melhor maneira de aproveitar os valores abaixo dos praticados normalmente.
Algumas dicas podem funcionar bem na hora de escolher em qual loja comprar. Dentre as principais, podemos destacar:
- Pesquisar informações nas redes sociais das lojas;
- Comparar os preços dos produtos na BF e na CM do ano passado;
- Comprar em e-commerces seguros e conhecidos;
- Utilize comparadores para analisar os preços;
- Não espere a oferta dos sonhos, ela pode não aparecer;
- Analise opiniões de outros compradores.
O que comprar na Cyber Monday?
Como dito nas linhas acima, dispositivos eletrônicos são os mais buscados na Cyber Monday. Porém, no Brasil as promoções do dia não se limitam a esse tipo de item. Eletrodomésticos, acessórios, papelaria e tantos outros produtos podem ter ótimos descontos na data.
Agora, se você deseja guardar seu dinheiro para gastar em artigos que podem ter valores ainda melhores se comparado à Black Friday, os indicados são:
- Notebooks;
- Peças gamers;
- Celulares;
- Assistentes virtuais (ex. Alexa e Google Assistente);
- E-readers (ex. Kindle);
- E-books;
- Jogos.
Cyber Monday ou Black Friday: qual a melhor?
Ambas as datas têm o mesmo propósito: oferecer descontos imperdíveis em todos os setores e aquecer o mercado. Para o consumidor, vale a pena ficar de olho nos dois dias já com produtos desejados e adquirir a melhor oferta que encontrar.
Ainda assim, vale ressaltar que a Cyber Monday tem um histórico melhor na oferta de produtos eletrônicos. Então, pode ser uma oportunidade interessante para ficar de olho em notebooks, smartphones e outros acessórios.
E seja na Black Friday ou na Cyber Monday, o TecMundo traz uma cobertura completa com as melhores ofertas, cupons e oportunidades para aproveitar na ação, não fique de fora e economize já!
Categorias