O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) forneceu novas instruções para a utilização do aplicativo e-Título nas Eleições 2020 em cidades que terão segundo turno. O pleito será realizado neste domingo (29).
De acordo com o TSE, quem deseja utilizar o e-Título como documento de identificação, ferramenta de justificativa ou serviço de indicação de zona e seção eleitoral precisa baixar e instalar o app até às 23 horas e 59 minutos de sábado (28). Depois desse horário, ele ainda estará nas lojas digitais de Android e iOS, mas o cadastro de novos eleitores será bloqueado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O motivo é evitar uma sobrecarga nos sistemas e eventuais problemas no uso do aplicativo, que exige um cadastro prévio com base em dados pessoais do eleitor e inclui campos como a justificativa de ausência de voto — embora essa função também esteja apresentando problemas, cobrando multas indevidas de alguns usuários.
Nas #Eleições2020, vote consciente e com segurança!
— TSE (@TSEjusbr) November 26, 2020
?? Baixe o app e-Título até 23h59 de sábado (28/11);
??? Use a sua própria caneta p/ assinar o caderno de votação;
?? Leve anotado o nº da candidata ou do candidato;
?? Use sempre máscara.
Checklist feito? Sinal verde pra votar! pic.twitter.com/5qGNwdF2gf
No primeiro turno, o e-Título apresentou diversas falhas para alguns usuários, principalmente entre quem deixou o download para a última hora e precisou registrar o usuário antes de sair para votar. Segundo o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a alta solicitação de cadastros foi o que levou aos erros de servidor.
Quem desinstalou o app também deve baixá-lo novamente com antecedência e verificar se a conta está devidamente logada.
Fontes
Categorias