A prática da gamificação é uma tendência que vem sendo ampliada cada vez mais no mundo corporativo em meio a pandemia. A ferramenta traz uma série de vantagens, já comprovadas por meio de estudos, que possibilitam um engajamento maior entre os colaboradores.
Com a construção de mecanismos e soluções que partem de um princípio ligado à lógica dos videogames, a gamificação consegue trazer competitividade e envolvimento de uma forma única. As recompensas também não ficam de fora e colaboram para que os objetivos mais gerais e amplos sejam atingidos com sucesso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nesse sentido, é preciso também estar atento que tudo isso faz parte de um processo dentro do que conhecemos como educação corporativa. Possibilitar que seus colaboradores estejam cada vez mais alinhados às políticas da empresa é algo fundamental também para o êxito comercial. A educação corporativa pode estar também ligada à diversas vantagens.
(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Educação corporativa: boas práticas levam a bons resultados
Com foco na gestão de pessoas, a educação corporativa visa promover um melhor desenvolvimento dos colaboradores, bem como fazer com que todas essas práticas ajudem no crescimento da empresa. Nesse sentido, a prática procura por ações que possam engajar seus membros principais com estratégias que sempre remetem ao que a empresa prega socialmente.
Ter em mente que o exercício de se educar corporativamente está relacionado diretamente à postura perante ao desenvolvimento pessoal é também uma das grandes chaves para compreender esse processo. A educação corporativa precisa partir também, na maioria dos casos, dos seus próprios agentes, em sintonia ao pensamento crítico de estar sempre na busca de melhorias.
(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
A partir de uma boa formação educacional, nesse aspecto, é possível que os colaboradores se tornem mais pró-ativos positivamente em diversas instâncias. Além do mais, cria-se um senso crítico latente que ajuda no exercício da responsabilidade social. É aqui que cidadãos mais engajados em questões éticas, de valores morais, se fortalecem e colaboram para o todo.
Com boas práticas, pensadas em atrair o interesse dos colaboradores, bons resultados são obtidos. A produtividade dentro da empresa pode aumentar significativamente, pois o colaborar entende que a empresa estará lá para ele, então ele pode estar lá para a empresa de todas as formas. Gerando esse laço de confiança, os líderes também acabam tendo seu desenvolvimento garantido e investem em inovação para a harmonização de talentos.
Como gamificar tendo um ótimo custo-benefício
Como vimos, a gamificação concentra-se em desenvolver boas práticas de competitividade, recompensas e que trazem, em meio a fases, desafios grandiosos com objetivos finais importantes.
Nesse sentido, para trazer isso ao cenário de uma empresa, é importante perceber que, não necessariamente, o gasto será exorbitante. Por mais que os custos e o tempo sejam fatores decisivos para a adoção de novidades, há saídas e soluções criativas no mercado.
A plataforma Gamily pode ajudar na gestão de melhorias e deixar esse processo mais dinâmico e motivador com baixo custo de investimento. Por meio da prática da gamificação e com objetivos bem delineados, o engajamento pode ser aumentado gerando assim resultados para o negócio.
(Fonte: Gamily/Reprodução)Fonte: Gamily
A Gamily tem como propósito possibilitar o aumento do engajamento, a mensuração de conhecimentos e a avaliação do desempenho ao final. Há algumas possibilidades dentro da plataforma que conseguem, facilmente, trazer inovações em uma empresa, de qualquer segmento, com praticidade e foco em vertentes personalizadas.
Por conta da assertividade, o custo-benefício acaba sendo um ponto extremamente positivo. Os planos ofertados, que começam em R$ 19,90 por mês por gestor no plano anual, oferecem uma gama de possibilidades criativas, com testes gamificados, templates por necessidade, segmentação por times, relatórios, análises individual por colaborador e ainda uma consultoria que ajudará a criar as as estratégias de gamificação, recompensa com foco no resultado da empresa.
Muitas empresas utilizam sistema de gestão da aprendizagem por meio de cursos ou minicursos específicos que visam o entrosamento dos colaboradores em torno de uma determinada questão.
No entanto, para a produção dessas atividades, que podem ser síncronas ou assíncronas, há um elevado custo no que tange seu desenvolvimento. Além disso, o engajamento é bastante aquém do esperado, por conta de uma série de fatores como a falta de adaptação ao modelo ofertado e também a falta de personalização.
Para atingir bons resultados relacionados às boas práticas da gamificação, atente-se para as oportunidades que lhe são oferecidas. Cadastre-se agora mesmo na plataforma Gamily e obtenha já algumas vantagens de forma gratuita.
Preparado para dar um passo adiante?
Categorias