Com o objetivo de facilitar a entrega de produtos adquiridos pela internet a consumidores que moram em regiões de difícil acesso ou que desejam recebê-los em locais próximos de seus trabalhos, por exemplo, os Correios instalaram um armário inteligente – também chamado de locker – em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, no final de outubro.
Agora, a empresa entrou em fase de expansão da iniciativa e lançou um edital de credenciamento de fornecedores que possa fabricar esse dispositivo bem similar aos conhecidos"Amazon lockers".
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A exemplo do "estreante", que conta com 40 gavetas de tamanhos variados e, segundo a companhia, atende 6 mil famílias, a ideia é que o cliente consulte o dispositivo que estiver mais próximo do lugar desejado e insira a informação no endereço de entrega, junto ao número de CPF ou CNPJ.
Depois de a compra chegar, um SMS com instruções de retirada é enviado ao comprador, assim como o código que dará acesso ao painel e que deverá ser digitado no aparelho em até três dias corridos – sem custo adicional algum.
Armários inteligentes visam facilitar entrega de produtos.Fonte: Reprodução
Expansão da iniciativa
Com a contratação de fornecedores, os planos envolvem a instalação de aparelhos em shoppings, estações de metrôs, rodoviárias e afins, onde haja grande circulação de pessoas nas cidades do Rio de Janeiro (cuja primeira unidade entrará em funcionamento neste mês) e São Paulo – regiões contempladas pelos editais lançados.
Em 2021, espera-se que cheguem a todo o Brasil. Para tanto, fica a cargo das contratadas o oferecimento de toda a infraestrutura necessária para a operação dos lockers, como espaço físico, energia elétrica, limpeza e manutenção, "conforme projeto básico e demais condições do edital e seus anexos", informam os Correios.
Fontes