O mercado global de smartphones ainda sente os efeitos da pandemia da covid-19 em andamento e o ranking de fabricantes teve uma nova reviravolta. Esses são os principais destaques do novo relatório da Digitimes Research sobre a indústria de celulares em todo o mundo durante o terceiro trimestre de 2020, entre os meses de julho até setembro.
Segundo o estudo, o envio de aparelhos para venda caiu em 6% em comparação com o mesmo período do ano passado — o que não é exatamente animador, mas representa uma leve recuperação em relação aos dois trimestre anteriores de 2020.
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A previsão é que os últimos meses sejam ainda melhores, já que correspondem ao período de datas como Natal e Black Friday. Além disso, o 5G é visto cada vez mais como um diferencial: a expectativa do relatório é que 20% dos modelos vendidos em 2020 sejam de aparelhos compatíveis com a nova geração de conectividade móvel.
O jogo virou
Mas o grande destaque do relatório da Digitimes Research é mesmo a disputa acirrada entre Huawei e Samsung. A fabricante chinesa chegou momentaneamente a ocupar a liderança do setor na metade do ano, mas voltou a sofrer efeitos dos atuais obstáculos políticos e comerciais.
As vendas da Huawei caíram 25% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, especialmente pela falta de lançamentos de peso (a linha Mate 40 veio só depois que o estudo foi finalizado), a baixa demanda na China e a ampliação das sanções dos Estados Unidos, especialmente em relação aos processadores feitos pela TSMC.
Por outro lado, a Samsung aproveitou o lançamento da linha Galaxy Note 20, além de outros modelos intermediários, e retomou a medalha de ouro principalmente ao reconquistar público na Europa.
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