A Netflix removeu neste mês de outubro a opção de realizar um período de testes gratuito para novos usuários do seu serviço de streaming. Anteriormente, o primeiro mês era gratuito, sendo possível cancelar a assinatura sem custos em qualquer momento dentre esses 30 dias. A função começou a ser removida nos Estados Unidos, mas já desapareceu do catálogo de diversos países, incluindo o Brasil. A empresa espera substituir a medida com outras formas de atrair clientes.
Antiga página inicial da Netflix, em outubro do ano passado. (Fonte: Netflix via Internet Archive / Reprodução)Fonte: Netflix via Internet Archives
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A decisão da Netflix de remover o período gratuito de testes surge em um momento onde muitos serviços de streaming concorrentes usam da mesma estratégia para conquistar novos usuários — a Apple, por exemplo, expandiu o período inicial gratuito do Apple TV+ para três meses.
Por esse motivo, a empresa aborda o problema com novas estratégias de angariar os consumidores, como um portal para assistir alguns episódios de suas séries originais de maneira gratuita, vídeos educacionais no YouTube e inclusive disponibilizar gratuitamente uma seleção de seus filmes originais para o público, como o popular "Para Todos os Garotos que Já Amei".
Embora ainda regionais e com início nos Estados Unidos, essas estratégias devem chegar em breve aos demais países com acesso à Netflix. No Brasil, o primeiro mês já não é mais gratuito, contudo, o segundo mês não é cobrando do novo cliente.
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