O PIX, nova plataforma brasileira de pagamentos instantâneos, promete otimizar as transações comerciais em todo o país. A novidade já está com o processo de cadastro aberto e deve começar a funcionar em 16 de novembro. Mesmo antes de seu lançamento, a funcionalidade já tem novas expansões anunciadas pelo Banco Central para 2021.
Entre as principais novidades se destaca a possibilidade de compra de ativos utilizando o novo serviço; com isso será possível, por exemplo, adquirir imóveis e carros de maneira mais prática. A medida tem como objetivo facilitar o processo e integrar o sistema de transferência de posse às ordens de pagamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pagamento por aproximação ou NFC. (Fonte: Pexels)Fonte: Pexels
Outras novidades para o próximo ano são a possibilidade de parcelar compras e efetuar pagamentos por aproximação utilizando a tecnologia NFC já presente em alguns cartões de crédito. O PIX também deve receber a função de saque direto no varejo com códigos QR, que poderão ser escaneados em determinados estabelecimentos para possibilitar a transação dispensando o uso de caixas eletrônicos.
Futuramente, o PIX ainda deverá permitir transferências internacionais e débito automático. Ambas as funcionalidades já estão sendo estudadas, contudo ainda não têm data prevista de lançamento.
Fontes
Categorias