A Google apresentou nesta terça-feira (06) as principais tendências para a Black Friday 2020, indicando mudanças no comportamento do consumidor e influência da pandemia nas compras online.
Para ajudar as empresas a faturarem durante a temporada, a Google Empresas está realizando um evento em seu canal do YouTube com uma série de palestras. Entre as informações divulgadas nesta manhã foi esclarecido que oferecer descontos é o mínimo para atrair o consumidor.
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Clientes mais exigentes
Segundo a diretora de negócios para o varejo da Google Brasil, Gleidys Salvanha, "uma nova relação com o digital, somada às mudanças de comportamento e o cenário atual, fizeram o consumidor estar mais consciente de suas prioridades e mais planejado. Para ele, a Black Friday de 2020 será menos sobre comprar somente o que está com um superdesconto e mais sobre fazer bons negócios".
Salvanha adverte que é um momento não só para a queima de estoque, "mas uma oportunidade de [marcas e varejistas] lançarem produtos, serviços, formas de se diferenciarem e conquistarem novos clientes".
Preços baixos estão em alta
Na hora de comprar o produto desejado, o consumidor segue uma série de critérios. Os dados divulgados indicam que, no Brasil, o valor continua sendo o ponto mais importante.
É importante destacar que, para o brasileiro, a análise vai além do preço exibido no site, já que envolve possíveis descontos por meio de cupons ou cashback. E essa visão foi intensificada pela pandemia, pois entre abril e julho de 2020 as buscas por promoções cresceram 38% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Frete grátis
Com o crescimento das compras online durante a quarentena também houve aumento expressivo do interesse por frete grátis nas buscas do Google. Em julho deste ano, o tema já era 118% maior do que no mês da Black Friday de 2019.
O termo "frete expresso" também ganhou importância e, em razão das compras de última hora, será ainda mais buscado no Natal. Essas preocupações do consumidor com tempo e custo da entrega tornam a modalidade clique & retire uma grande aliada.
Queremos saber se você também leva em conta esses critérios analisados pela Google. Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo.
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