O serviço de streaming de música Spotify voltou a realizar acusações de práticas anticompetitivas contra a Apple. Desta vez, os responsáveis pela plataforma acusam a Maçã de prejudicar competidores com a assinatura Apple One, que foi anunciada recentemente e engloba todos os serviços da marca.
Em um comunicado enviado à imprensa, o Spotify disse que o novo pacote de serviços da Apple vai atrapalhar os concorrentes. "Mais uma vez, a Apple está usando sua posição dominante e práticas injustas para desfavorecer a competição e privar consumidores, favorecendo seus próprios serviços.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Apple One reúne diferentes serviços da Maçã em apenas um pacoteFonte: Apple
De acordo com o Spotify, os órgãos antitruste precisam entrar em ação contra a empresa para garantir um ambiente mais justo no iOS. Segundo o comunicado da plataforma de streaming, as práticas da Apple podem causar "danos irreparáveis à comunidade de desenvolvedores" e é uma "ameaça à liberdade coletiva."
Resposta da Apple
Em um comunicado enviado à Reuters, a Apple respondeu às acusações feitas pelo Spotify. A empresa disse que o Apple One é uma forma de englobar todos os serviços da marca em apenas uma assinatura e não impede que os usuários encontrem outras soluções. "Os consumidores podem descobrir e aproveitar alternativas para cada serviço da Apple."
Anunciado durante o evento mais recente da empresa, o Apple One é um pacote que engloba as assinaturas como Apple Music, TV Plus e Arcade em apenas um valor. O plano individual já está disponível no Brasil por R$ 26,50 mensais, enquanto a versão Family custa R$ 37,90 por mês no nosso país.
O Apple One será lançado ainda este ano no BrasilFonte: Apple
No passado, o Spotify brigou com a Apple após os sistemas da empresa favorecerem o Apple Music em buscas, mesmo com o concorrente sendo maior. Os executivos da plataforma sueca também já criticaram a política da App Store que cobra uma taxa de 30% das assinaturas realizadas por meio do iOS.
As acusações feitas pelo Spotify chegam em um momento polêmico para a Apple. Atualmente, a empresa está brigando nos tribunais com a Epic Games, que processou a dona dos iPhones por práticas anticompetitivas na App Store.
Fontes