O Procon-SP notificou a Apple após consumidores afirmarem que a empresa negou assistência técnica a celulares que, apesar de serem anunciados como resistentes à água, apresentaram defeitos em contato com o líquido.
Segundo o órgão, que recebeu reclamações de 21 consumidores, os produtos em questão estavam dentro da garantia. Para justificar as recusas nesses casos, a empresa alegou descuido dos usuários por deixarem o aparelho exposto à água.
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Diante de incoerências na justificativa, o Procon-SP exigiu uma explicação mais detalhada sobre o que motivou a exclusão da garantia. A Apple também terá que apresentar laudos da análise técnica dos iPhones, que demonstrem a entrada do líquido no aparelho e quais peças foram afetadas.
Para comprovar que a utilização dos aparelhos desrespeitou as condições indicadas, a empresa ainda deverá informar a quantidade de água necessária para o acionamento do sensor de líquidos e, se este sensor permanece ativo durante toda a vida útil dos celulares.
Os modelos envolvidos são os iPhones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus, anunciados com resistência a respingos, água e poeira. Os iPhones XS, XS Max, ofertados como resistentes à água, também estão na lista. A Apple terá 7 dias para apresentar os documentos ao Procon-SP.
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