Clientes do Nubank foram às redes sociais para reclamar que o dinheiro transferido do Auxílio Emergencial para a NuConta teria sumido sem motivo aparente. Ontem (7), a fintech esclareceu o estorno dos valores, afirmando que o problema ocorreu por causa de uma falha de sistema da Caixa Econômica Federal.
Em postagem publicada no fórum oficial do banco, o Nubank informa que parte dos clientes que transferiram os recursos do auxílio por meio de boleto para a conta digital, entre os dias 15 de abril e 10 de junho, teria recebido uma quantia superior ao valor correto, devido ao erro mencionado.
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Segundo a fintech, ela iniciou o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa assim que foi informada sobre a situação. Porém, suspendeu a devolução após as reclamações dos usuários e reverteu os valores de volta a eles. Agora, a empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal para definir o que fazer.
Comunicado da fintech para os seus clientes.Fonte: Nubank/Reprodução
Ainda de acordo com o Nubank, os clientes que tiveram problema com o saldo da NuConta receberão um e-mail detalhando a situação. A fintech orienta os usuários a entrar em contato com ela por meio dos canais oficiais, caso queiram maiores esclarecimentos.
PicPay também teve problemas
Com as restrições de saque e transferências do auxílio emergencial no app Caixa Tem, muitos beneficiários têm utilizado os bancos digitais para ter acesso imediato ao dinheiro. Por meio das fintechs, é possível antecipar o recurso por transferência ou boleto bancário.
Além do Nubank, outra plataforma que possibilita a antecipação do benefício e que também teve problemas foi o PicPay. As reclamações eram de que o dinheiro “sumia” durante a transferência do Caixa Tem para o serviço, conforme os relatos no Twitter.
Segundo o PicPay, a falha ocorreu devido a instabilidades no app da Caixa, impedindo a conclusão de algumas transações. A fintech informou que os valores debitados indevidamente serão estornados pelo banco estatal.