A Microsoft adquiriu uma companhia chamada Movial, que tem ajudado bastante a gigante no desenvolvimento do aguardado Surface Duo. A negociação foi confirmada nesta segunda-feira (6), mas não teve os valores divulgados.
A Movial é uma empresa finlandesa especializada em engenharia de software e design de serviços. Ela foi contratada pela Microsoft para trabalhar no desenvolvimento da versão do Android para o Surface Duo, o dispositivo dobrável que pode ser usado com duas telas — e que marca o retorno da gigante ao mercado de dispositivos móveis. Provavelmente satisfeita com o resultado, a empresa agora resolveu criar internamente as próprias plataformas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As divisões da Movial que ficam na Romênia, Taiwan e nos Estados Unidos agora são da Microsoft, sendo que cerca de 60 funcionários que trabalhavam próximos ao projeto do Surface Duo passam a integrar diretamente a equipe da Microsoft. A marca deve permanecer existindo de forma independente, mas um novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento deve ser estabelecido na Europa. O seu primeiro trabalho agora como parte do time deve ser a segunda geração do celular dobrável.
Retorno aguardado
Vale lembrar que a Microsoft fez o caminho inverso há alguns anos: de posse do sistema operacional Windows Phone, ela adquiriu a divisão de celulares da Nokia. Agora, ela mesma cuida dos aparelhos e foi atrás de reforços em software.
O Surface Duo já está em fases avançadas de desenvolvimento. Alguns rumores falam em uma das melhores câmeras do mercado e o processador Snapdragon 855. Não há data de lançamento previsa, mas especulações recentes sugerem que o aparelho será lançado antes de agosto de 2020. A previsão anterior era que ele estaria disponível apenas no final do ano.
Fontes
Categorias